Desmonte e perfuração

Páginas: 12 (2970 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
1 INTRODUÇÃO

Paralelamente à evolução dos métodos de lavra, os explosivos vêm sofrendo,desde os anos 40, um acentuado desenvolvimento tecnológico, objetivando alcançar os seguintes resultados: uma melhor fragmentação das rochas, maior segurança no manuseio, maior resistência à água, menor custo por unidade de rocha desmontada.

1.1 EXPLOSIVOS

Definição

Explosivos são substâncias oumisturas, em qualquer estado físico, que, quando submetidos a uma causa térmica ou mecânica suficientemente enérgica (calor,atrito, impacto etc.) se transformam, total ou parcialmente, em gases, em um intervalo de tempo muito curto, desprendendo considerável quantidade de calor.

Ingredientes de um explosivo

Explosivo básico(ou explosivo base) é um sólido ou líquido que, submetido a umaaplicação suficiente de calor ou choque, desenvolve uma reação exotérmica extremamente rápida e transforma-se em gases a altas tem peraturas e pressões.

Os combustíveis e oxidantes são adicionados ao explosivo básico para favorecer o balanço de oxigênio na reação química de detonação. O combustível (óleo diesel, serragem , carvão em pó, parafina, sabugo de milho, palha de arroz etc.) combina com oexcesso de oxigênio da mistura explosiva, de forma que previne a formação de NO e NO2.
O agente oxidante(nitrato de amônio, nitrato de cálcio, nitrato de potássio, nitrato de sódio etc.)assegura a completa oxidação do carbono, prevenindo a formação de CO.

1.2 PROPRIEDADES DOS EXPLOSIVOS

Densidade de um explosivo

Densidade é a relação entre a massa e o volume dessa massa, medida em g/cm3.A densidade dos explosivos comerciais varia de 0,6 a 1,45 g/cm3.
A densidade dos explosivos é um fator importante para a escolha do explosivo. Os explosivos com densidade inferior ou igual a 1 não devem ser utilizados em furos contendo água, para evitar que os mesmos bóiem. Para detonações difíceis, em que uma fina fragmentação é desejada, recomenda-se um explosivo denso. Para rochasfragmentadas “in situ”, ou onde não é requerida uma fragmentação demasiada, um explosivo pouco denso será suficiente.

 
 

A finalidade da aplicação de um explosivo em um desmonte é gerar trabalho útil.A energia liberada pelo explosivo em um furo é utilizada da seguinte forma:pulverização da rocha nas paredes do furo, rompimento da rocha, produção decalor e luz, movimento da rocha, vibração doterreno e sobre pressão atmosférica.No passado, a energia de um explosivo era medida em função da porcentagem de nitroglicerina (NG) contida no mesmo. Um explosivo que possuía 60% de(NG) em peso era qualificado como tendo força de 60%. Acontece que os modernos explosivos, especialmente os agentes detonantes, não possuem NG nas suas formulações, daí a necessidade de se estabelecer um novo padrão decomparação. Na atualidade, os seguintes conceitos são utilizados:
- RWS - Relative Weight Strength (Energia relativa por massa): É a energia disponível por massa de um explosivo x, comparada com a energia disponível por igual massa de um explosivo tomado como padrão. Normalmente o ANFO é tomado como o explosivo padrão. Considere como o explosivo padrão, o ANFO que apresenta as seguintes propriedades:densidade igual 0,85 g/cm3; Energia termoquímica igual 900cal/g. Cálculo da Energia Relativa por Massa (RWS) do explosivo emulsão que apresenta as seguintes propriedades: densidade igual 1,15 g/cm3; Energia termoquímica igual 850 cal/g.

Velocidade e Pressão de detonação de um explosivo

A velocidade de detonação de um explosivo (VOD) é o índice mais importante do desempenho do mesmo, desdeque a pressão de detonação de um explosivo é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade de detonação. Uma maneira de avaliar o desempenho de um explosivo é pela comparação da pressão produzida no furo durante a detonação. Caso a pressão produzida no furo durante a detonação não supere a resistência dinâmica da rocha, a mesma não será fragmentada, entretanto a energia nãoutilizada no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • perfuraçao e desmonte
  • Perfuração e Desmonte de Rochas
  • ANÁLISE DE CUSTOS DAS OPERAÇÕES DE PERFURAÇÃO E DESMONTE DE
  • desmonte
  • Desmonte
  • Perfuração
  • Desmonte
  • Perfuração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!