desmonte de rochas

Páginas: 31 (7628 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014




ESTRADAS I




DESMONTE DE ROCHAS




ACADÊMICOS:




JORGE SOARES RA 2010033170


OSVALDO HAUNHOLTER XAVIER DA SILVA RA 2012069473




7º SEMESTRE



PROFESSOR RICARDO MORI KUWAJIMA




GUARULHOS
2013
INTRODUÇÃO

O processo de corte em rocha deve ser iniciado com

Limpeza do corte, com remoção de toda a camada de solo existente sobre a rocha;Remoção da camada de rocha decomposta existente sobre a rocha sã (ou de uma capa de rocha muito fissurada, entremeada ou não de terra), através de escarificação pesada feita com trator de esteiras, usando um só dente no escarificador (dente central);
Quando a rocha compactada (ou rocha sã) é atingida, emprega-se o uso de explosivos para reduzir as suas dimensões, tornando-a possível de remoção.A contratação de serviços de desmonte de rochas - também conhecido como desmonte de bancadas - é necessária nos casos em que o consultor de solos da obra, por meio da prospecção geológica, verifica a existência de camadas de formações rochosas em profundidades nas quais se pretende executar fundações, caminhar com tubulações de infraestrutura ou edificar pavimentos enterrados.
As normas técnicasutilizadas são as seguintes:
ABNT NBR 9061 - Segurança de Escavação a Céu Cberto - Procedimento
NBR-9653 - Guia para Avaliação dos Efeitos Provocados pelo Uso de Explosivos nas Minerações em Áreas Urbanas
NR-18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
Um dos principais problemas enfrentados quando da execução de desmonte de rocha estão relacionados a acidentes, que,além de causarem danos à obra, também afetam os vizinhos do empreendimento. A depender da gravidade, problemas desse tipo podem, inclusive, incorrer em acionamentos legais cíveis e criminais.
São fatores fundamentais a sondagem do terreno, a topografia, o projeto da obra e a análise das interferências na vizinhança. Recomenda-se estender-se à exigência de realização de laudo de avaliação dasestruturas vizinhas, com comparação da situação das edificações mais próximas antes e depois do desmonte.




TIPOS DE ESCAVAÇÃO ESCAVAÇÃO A CÉU ABERTO:

Executada em construção de estradas, fundações, fundações de barragens, exploração de jazidas.

Processos convencionais de escavação de rocha a céu aberto

PERFURAÇÃO:

Em geral, são constituídos por: perfuratriz; dispositivos de apoioe locomoção; fonte de ar comprimido.

Perfuratrizes

Perfuratrizes percussivas: golpe, roda, golpe, roda, etc. Podem ser a ar comprimido (mais comum); à gasolina (leves, para blocos pequenos, com dimensões menores que 1m); hidráulicas (muito pesadas). Percussão pelo movimento de pistões, controlados por válvulas.
A limpeza do furo pode ser executada com ar ou com agua, sendo a com ar a maiscomum, e a com água mais utilizada em túneis para evitar a formação de poeira (coletores de pó também podem reduzir a poluição do ar).
Perfuratrizes rotativas: demolição apenas por rotação. Montadas sobre plataformas ou carretas, podem demolir a rocha por uma das seguintes maneiras: corte da rocha; abrasão ou esmagamento. Uso principal em furos de grande profundidade.
Perfuratrizespercussivo-rotativas: apresentam rotação contínua, além de percussões sobre a broca. Diferem das perfuratrizes percussivas porque estas apresentam rotação da broca descontínua e são de menor porte. Nas perfuratrizes percussivo-rotativas em geral os furos são de diâmetros maiores, de 38 (1 ½”) a 89 mm (3 ½”), podendo chegar a 125 mm (5”). Permitem rotação reversível para retirada e alongamento da broca.CUIDADOS COM A PERFURAÇÃO:

Reduzir o comprimento das mangueiras de ar, pois quanto mais comprida for essa mangueira, maior será a perda de carga na linha, reduzindo a pressão do ar.
Verificar a afiação das brocas de perfuração, para se obter melhores rendimentos e evitar perdas de ferramentas por quebra.


LOCOMOÇÃO DAS PERFURATRIZES:

Existem três tipos de deslocamento: entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desmonte de rocha
  • Desmonte de Rocha
  • Desmonte de rochas
  • Desmonte de rocha
  • Desmonte de Rocha
  • Desmonte de Rocha
  • desmonte de rocha
  • Desmonte de rochas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!