Desmistificando as margens de lucro e as remarcações

1509 palavras 7 páginas
Desmistificando as margens de lucro e as remarcações
Publicado em agosto 22, 2011 | Por Pensando Grande | Voz do Empreendedor
Por Tamara Monosoff
Muitos dos inventores que conheço começaram porque queriam dar saída à sua criatividade ou buscavam mais liberdade em suas carreiras. Raramente encontro um inventor que antes trabalhava com cálculos complexos. Parece que muitos deles não se sentem tão à vontade com "os números". Contudo, se você criar um produto viável, terá que vendê-lo. E a marcação de preços e as margens de lucro constituem uma parte importante desse processo.
Quer você venda diretamente aos usuários finais ou para um varejista ou distribuidor que vende aos clientes, terá que saber como colocar preço nos produtos para garantir que todos os participantes do processo tenham o lucro esperado. Como você deve suspeitar, isso envolve um pouco de arte – e muita ciência.
O bom senso dita que o preço escolhido não deve ser nem muito alto nem muito baixo para atrair a maioria dos clientes e gerar a maior quantidade de lucro. Seu preço também precisa cobrir o custo das transações. Entender um pouco de "remarcações" e "margem bruta" pode ajudar.
Antes de entrarmos nesses conceitos, eu gostaria de definir alguns termos que as pessoas costumam confundir:
– Venda no varejo: É a venda do produto para o usuário final. Exemplo: o preço que você paga por um pacote de biscoitos em um supermercado.
– Venda no atacado: É a venda do fabricante ou distribuidor para o varejista. Exemplo: o preço que a Nabisco cobra dos supermercados pelos biscoitos.
- Remarcação: É a diferença (refletida na moeda e na porcentagem) entre o que o varejista paga pelo produto e o preço de varejo (pago pelo usuário final). Exemplo: A empresa XYZ vende um pacote de biscoitos para o supermercado por $2, e o supermercado cobra $5. A remarcação é de $3 por pacote.
– Margem bruta: É a porcentagem de lucro derivada de uma transação. (Tanto o fabricante quanto o varejista esperam sua própria

Relacionados

  • Plano de Criação Renner
    34190 palavras | 137 páginas