deslocamento de equilibrio quimico

524 palavras 3 páginas
DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO
Quando atingido o estado de equilíbrio, o sistema tende a permanecer em equilíbrio indefinidamente, a menos que algum fator externo venha perturbá-lo.
Le Châtelier observou o comportamento dos sistemas em equilíbrio frente a perturbações de concentrações, temperaturas e pressões, o que constituiu o princípio da fuga perante a força, o Princípio de Le Châtelier.
Quando um sistema em equilíbrio é perturbado por algum fator externo, ele sai desse estado, reorganiza-se e “desloca-se” no sentido oposto, na tendência de anular tal fator e de estabelecer um novo estado de equilíbrio.
As verificações experimentais de Le Châtelier foram:
1. O aumento da temperatura desloca o equilíbrio no sentido da reação endotérmica.
2. O aumento da concentração de reagentes ou de produtos desloca o equilíbrio no sentido oposto à adição de reagentes ou de produtos.
3. Para sistemas gasosos, o aumento da pressão desloca o equilíbrio no sentido do membro de menor volume gasoso. Essas verificações podem ser explicadas da seguinte forma: • O aumento da temperatura aumenta a energia cinética média das partículas dos reagentes e dos produtos, aumentando tanto a velocidade da reação direta quanto a velocidade da reação inversa.
As reações endotérmicas aumentam mais as suas velocidades em relação às exotérmicas, pois as primeiras absorvem energia, e, quando aumenta-se a temperatura, tal absorção é favorecida.
• As velocidades das reações são proporcionais às concentrações dos participantes. Assim, se as concentrações forem aumentadas, a velocidade da reação aumenta e, se as concentrações forem diminuídas, a velocidade da reação diminui.
Um exemplo é a reação reversível e elementar:
H2(g) + I2(g)  2HI(g)
As velocidades das reações direta e inversa são dadas pela lei da ação das massas. vd = kd . [H2] . [I2] e vi = ki . [HI]2
Aumentando-se a concentração de pelo menos um dos reagentes, a velocidade direta aumenta, ou seja, a

Relacionados