Desintregraçao nuclear

4617 palavras 19 páginas
INTRODUÇÃO
O esquecimento de uma rocha de urânio sobre um filme fotográfico virgem levou à descoberta de um fenômeno interessante: o filme foi velado (marcado) por “alguma coisa” que saía da rocha, na época denominada raios ou radiações. O fenômeno foi denominado radioatividade e os elementos que apresentavam essa propriedade foram chamados de elementos radioativos. Mas tarde outros cientistas identificaram novas substâncias radioativas, ganhando destaque às investigações de Marie e Pierre Curie, que comprovaram que um núcleo muito energético, com excesso de partículas ou descarga, tende a estabilizar-se, emitindo radiação. Comprovou-se que um núcleo muito energético, por ter excesso de partículas ou de carga, tende a estabilizar-se, emitindo algumas partículas. Este trabalho tem como objetivo estudar esta transmutação, conhecida por Desintegração Nuclear ou Radioativa. Para melhor compreensão sobre o tema, aprofundaremos a abordagem sobre a descoberta da radioatividade, radionuclídeos e os tipos de radiação. Após entraremos no tema principal dando ênfase ao estudo das taxas de decaimento nuclear e elementos radioativos. Por fim, serão apresentadas as aplicações da radiação nas diversas áreas. As aplicações na Medicina e na Biologia, que são inegavelmente de grande importância, serão tratadas especialmente.
4
1 A DESCOBERTA DA RADIOATIVIDADE Com a descoberta dos raios-x em 08 de novembro de 1895, pelo físico Wilhelm Conrad Rontgem, despertou o interesse do também físico Antonie Henri Becquerel que tinha grande interesse na área de fosforescência e fluorescência molecular, que o levou a fazer observações para saber se as substâncias fosforescentes ou florescentes emitiam raios-x.
Fig. 1 – Becquerel e seu experimento
Fonte: http://www.chem.shef.ac.uk
Seus primeiros resultados foram negativos; com experimentos adicionais utilizando urânio, Becquerel chegou a conclusão de que a radiação penetrante era originária do próprio elemento e

Relacionados

  • Resumo de formação de estado-nação
    1015 palavras | 5 páginas
  • Radioatividade
    10324 palavras | 42 páginas