DESINTEGRAÇÃO RADIOATIVA (MEIA VIDA), EFEITOS DA RADIAÇÃO NO CORPO HUMANO, APLICAÇÕES DE MATERIAIS RADIOATIVOS, DIFERENÇAS ENTRE FISSÃO E FUSÃO NUCLEAR.

1289 palavras 6 páginas
Escola Técnica de Jales- ETEC

Kessiley Rodrigues

desintegração radioativa (meia vida), Efeitos da Radiação no corpo humano, aplicações de materiais radioativos, diferenças entre fissão e fusão nuclear.

Jales
2013
DESINTEGRAÇÃO RADIATIVA

Quando ocorre a desintegração, os núcleos liberam radiação em forma de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ).

- Desintegração Alfa

Consiste na emissão da partícula alfa (α). Esta partícula é carregada positivamente, sendo sua carga 2+. É formada por dois prótons e 2 nêutrons expelidos do núcleo.
Primeira Lei da Radioatividade / Lei de Soddy
“Quando um núcleo emite uma partícula alfa (α), seu número atômico diminui duas unidades e seu número de massa diminui 4 unidades.”

- Desintegração Beta

Consiste na emissão de partícula beta (β). É formada por um elétron que é “atirado” em altíssima velocidade para fora do núcleo. Na verdade, o elétron não está no núcleo, o elétron é emitido por causa do núcleo instável. segunda lei da radioatividade / lei de soddy-fajans-russel
“quando um núcleo emite uma partícula beta (β), seu número atômico aumenta uma unidade e seu número de massa não se altera.”

- Desintegração Gama

As emissões gama (γ) não são partículas. São ondas eletromagnéticas, assim como a luz ou ondas luminosas.
Possui um poder de penetração maior que a alfa e beta. Conseguem atravessar até 20 cm no aço e 5 cm no chumbo (Pb). Por este motivo, estas emissões são muito perigosas do ponto de vista fisiológico. Podem danificar tecidos vivos e até matar.
A emissão gama (γ) não altera nem o número atômico e nem o número de massa.
O rádio-226, por exemplo, se transforma em radônio-222, emitindo radiação gama e também partículas alfa.

DECAIMENTO E MEIA-VIDA

Radioatividade – É a propriedade que os núcleos atômicos instáveis possuem de emitir partículas e radiações eletromagnéticas para se transformarem em núcleos mais

Relacionados