Desinfecção de Efluente Sanitário_Aplicação de Radiação Ultravioleta em Efluente de uma Empresa no Município de Ipatinga MG

1486 palavras 6 páginas
DESINFECÇÃO DE EFLUENTE SANITÁRIO: APLICAÇÃO DE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA EM EFLUENTE DE UMA EMPRESA NO MUNICÍPIO DE IPATINGA/MG.
1 ObjetivoS
1.1 Geral
Avaliar a aplicação de radiação ultravioleta (UV) para remoção de coliformes termotolerantes (Escherichia coli) em estação de tratamento de esgoto (ETE) que opera por lodos ativados de aeração prolongada.
1.2 Específicos
Avaliar o desempenho da ETE operante em termos de sólidos suspensos (SS).
Avaliar a necessidade de dimensionar um decantador complementar para planta operante visando reduzir a concentração de SS para aplicação de desinfecção por radiação UV.
Avaliar a eficiência da desinfecção por radiação UV para remoção de Escherichia coli (E.coli).
2 Material e Métodos
O procedimento experimental foi dividido em duas etapas: análise da sedimentação – através da determinação dos sólidos sedimentáveis (metodologia 2540-F proposta pelo Standard Methods, 2005) e determinação da sedimentação em escala piloto, e aplicação da radiação UV em escala piloto.
Na primeira etapa, para realização do teste de sedimentação em escala piloto, construiu-se uma coluna cilíndrica, composta por um tubo de PVC classe A, graduada, com diâmetro interno de 150mm e altura de 3,2m e volume útil de 56,5 litros, conforme a Figura 01. No estudo em questão foram utilizados amostradores ao longo da coluna, cujos intervalos de graduação de profundidade foram de 0,2m, 1,2m e 2,2m e um registro de fundo para o descarte do efluente após o ensaio.
Inicialmente preencheu-se o volume útil da coluna com o efluente, estabelecendo 06 intervalos de tempo (0, 20, 40, 60, 100 e 120 minutos) para retirada das amostras, em duplicata, em cada ponto de coleta. Após cada coleta, determinou-se a respectiva concentração de SS, as curvas de isoeficiência e a curva que relaciona eficiência de remoção, taxa de aplicação superficial (TAS) e tempo.
A vazão de processo da ETE será calculada através da média das leituras de altura na calha Parshall existente no

Relacionados