Desindustrialização

Páginas: 2 (383 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2012
Desindustrialização
A especialização dos produtores de commodities na economia atual, não justifica o processo de desindustrialização em curso no Brasil a estrutura industrial está mais concentradana produção de bens intensivos em recursos naturais e commodities (possuem encadeamento setorial mais fraco do que a indústria). Os ganhos dessa estrutura são absorvidos por um número relativamentereduzido de agentes econômicos.
A crise da divida externa e as políticas liberais que se seguiram à estabilização dos anos 90 encerraram o crescimento industrial e criaram dificuldades para ocrescimento da indústria de transformação.
Fatores que determinaram a perda de dinamismo da indústria: (fatores limitantes para a competitividade)
- câmbio valorizado = ampla mobilidade de capitais,expressivo diferencial de juros, baixa liberdade na área fiscal, importância do papel dos mercados futuros na determinação do preço dos ativos aumento da taxa de câmbio.
- Elevada carga de impostosPolíticas liberais = gerou uma valorização da taxa de câmbio real
A privatização das empresas produtoras de insumos e serviços fundamentais promoveram uma elevação da carga tributária. Essas privatizaçõestinham coo objetivo de curto prazo aumentar a receita do governo. Mas a eficiência dos serviços privatizados criou o aumento real de tarifas.
O Brasil encerrou os ano 90 com uma regressão da estruturaindustrial, ou seja, não acompanhou o avanço e a diferenciação setorial da indústria manufatureira global e perdeu competitividade.
O Brasil está em condições de estabelecer uma macroeconomia dareindustrialização. Não se trata de concentrar os esforços na manutenção de um câmbio valorizado mas de desenvolver um conjunto de políticas voltado para o objetivo de expansão do mercado interno semincorrer nas restrições de balanço de pagamento.
A taxa de câmbio tem que ser administrada de modo a evitar valorizações bruscas como observada nos últimos meses.
Consequências da expansão e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desindustrialização
  • DESINDUSTRIALIZAÇÃO
  • DESINDUSTRIALIZAÇÃO
  • Desindustrialização
  • Desindustrialização
  • Desindustrialização
  • Desindustrialização
  • DESINDUSTRIALIZACAO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!