desigualdades sociais

Páginas: 5 (1072 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014

INTRODUÇÃO
O tema a ser desenvolvido neste trabalho é sobre as desigualdades sociais. Percebemos que a desigualdade social existe a muitos anos, tendo seu inicio no tempo da antiguidade. Ao descrevermos sobre o tema, envolvemos vários assuntos como a religião, raça, sexo, situação financeira e principalmente a cultura. Ela nos acompanha desde o nascimento, e é um fato comum na sociedade. Adesigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais, às vezes não porque querem, mas sim por não sobrarem alternativas. Mas pensando assim, será que podemos combate-la? Ao desenvolvermos o assunto iremos descrever qual foi a sua origem, como que esta à desigualdade no Brasil e nomundo na atualidade, e quais são os tipos de desigualdades e o que poderá ser feito para diminuir esse fato.


















DESENVOLVIMENTO
A desigualdade social é um problema que vem afetando a maioria dos países do globo na atualidade. A pobreza existe em todas as nações, pobres ou ricas, mas se dá em maiores proporções nos países menos desenvolvidos, e pelo fato dadistribuição de renda ser desigual entre uma população. Cada sociedade gera formas de desigualdade especificas.
Não existe uma definição de desigualdade social, é um fato que abrange vários tipos de desigualdade, desde desigualdade de renda, como de escolaridade, saúde, racial, cultural e várias outras.
A desigualdade acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior partefica nas mãos de poucos. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de consequências causadas pela falta dedinheiro sendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, ambiente familiar precário, educação precária, más instalações, alimentação ruim, entre outros.
A desigualdade econômica acaba por ser o fator que determina, também, os outros tipos de desigualdades. Em uma economia onde pessoas não possuem condições financeiras nem para suprir o básico, como alimentação e vestuário, quemdirá para suprir a educação adequada. Ou ainda, o fator econômico afeta diretamente a desigualdade entre os gêneros, pois os maiores salários ainda se concentram nas mãos dos homens. Sendo assim, o carro-chefe de uma avalanche de desigualdades é o dinheiro.
Com a atual crise econômica que paira sobre o mundo, a tendência é que a desigualdade aumente. Sem estratégias adequadas, como por exemplo, oconceito de sustentabilidade ser aplicado ao mundo todo, os países subdesenvolvidos ou em processo de desenvolvimento continuarão a ser o alvo de injustiças sociais.
Segundo a revista Forbes, dentre as 10 pessoas mais ricas do mundo todo, Slim Helú (magnata dono de mais de 200 empresas espalhadas pelo México) é quem lidera o ranking dos bilionários com sua fortuna de 53,3 bilhões de dólares. Équase absurdo pensar que todo esse dinheiro está nas mãos de apenas uma pessoa, enquanto a maior parte do continente africano tem seu índice de desenvolvimento humano no nível mais baixo de todos. Segundo o Banco Mundial, é estimado que mais de um bilhão de pessoas no mundo todo sobrevivam com apenas um dólar ou menos por dia e que quase três bilhões tentem sobreviver com apenas dois dólares ou menospor dia.
Em um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), que foi divulgado em julho de 2010, o Brasil aparece com o terceiro pior índice de desigualdade no mundo e, em se tratando da diferença e distanciamento entre ricos e pobres, fica atrás no ranking apenas de países muito menores e menos ricos, como Haiti, Madagascar, Camarões, Tailândia e África do Sul.
A ONU mostra ainda,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A desigualdade social
  • Desigualdade Social
  • Desigualdade social
  • Desigualdade Social
  • desigualdade social
  • desigualdades sociais
  • Desigualdade Social
  • DESIGUALDADE SOCIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!