Desigualdades no nosso país

Páginas: 5 (1213 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados 10

ANEXOS 11
ANEXO A – Título do Anexo 12
INTRODUÇÃO

Como em muitas das regiões do nosso Brasil, que é considerado em país continental, existe muita desigualdade social que venho sendo construída a muitos anos a partir da nossa miscigenação com outras raças, infelizmente isso deveria resultarem soma não em uma divisão que acaba trazendo a desigualdade, a descriminação e o preconceito. No filme Central do Brasil todos esses aspectos e muitos outros que traduzem como é a vida no sertão e em uma capital, são mostrados de uma maneira que nos faz comparar a nossa situação de vida com a realidade em que eles vivem. Em todos os lugares existem problemas sociais, mas na região este do RioGrande do Sul os problemas sociais não são tão precários, mas assim mesmo precisam ser resolvidos.

DESENVOLVIMENTO

Como no filme Central do Brasil a região nordeste do país foi o pólo econômico mais rico da América portuguesa, tendo como base a cana-de-açúcar e a extração do pau brasil. Antigamente existia o escravismo, hoje existe o trabalho escravo, pois a cana-de-açúcar continua sendo umaforte atividade econômica nordestina, onde muitos são explorados e poucos enriquecem. A partir do século XX essa região passou a ter muitos problemas econômicos e um grande crescimento populacional, com isso as migrações para várias outras regiões do país aumentaram rapidamente.
Os nordestinos migravam em busca de melhores condições de vida, mas quando chegavam, em muitas das vezes, se deparavamcom um cenário totalmente diferente do que imaginavam. As cidades mais procuradas para essas migrações eram as capitais, uma delas o Rio de Janeiro, onde se tinha a idéia de que se encontraria emprego fácil, mas a realidade era outra, pois era uma cidade como qualquer outra, com famílias de grandes posses, trabalhadores assalariados e infelizmente pessoas que viviam na rua.
Essa vulnerabilidadesocial em que o nordeste se encontra é devida exclusivamente ao capitalismo, pois esse modelo econômico só existe porque a classe dominante explorada a classe trabalhadora, com uma longa jornada de trabalho e um salário mínimo no final do mês. Com o capitalismo evoluindo a cada ano que passa, a questão social fica cada vez mais em evidencia, novas populações em vulnerabilidade social nascemtrazendo o preconceito e a descriminação.
A exploração populacional nordestina também fez com que o capitalismo avançasse e trouxesse pobreza e desigualdade para essa região. Mas nos últimos anos as regiões do nordeste estão, gradativamente, se expandindo e o crescimento econômico vem avançando e melhorando a situação de vida da população.

Formação das identidades individuais e coletivas de algunspersonagens do filme Central do Brasil

Isadora Teixeira:
É uma mulher de meia idade que é sozinha, não tem filhos nem marido, só uma amiga chamada Irene. Ela é uma professora aposentada, que para conseguir um dinheiro extra, escreve cartas no metrô do Rio de Janeiro, para quem não sabe ler nem escrever, onde ela tem que conviver com pessoas de diferentes etnias, classes sociais, idade, sexo. Éuma mulher cansada da vida, mas não é intolerante, pois respeita todos e por isso é respeitada.

Josué Paiva:
É um menino que não tinha família além da mãe, que morreu em um acidente onde um ônibus passa o sinal vermelho e bate nela. A partir desse acidente ele fica sozinho e por alguns dias teve que dormir na rua, pois não tinha para onde ir e nem mesmo o que comer. Tem o sonho de conhecer o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Solidariedade no país da desigualdade
  • A Consequência da Desigualdade Social no Nosso País.
  • Parecer crítico – Enem reflete desigualdade social do País
  • Qual o significado de desigualdade, pobreza, exclusão e cidadania para a economia de um país?
  • Qual o significado de desigualdade, pobreza, exclusão e cidadania para a economia de um país?
  • Brasil: um país de grande diversidade e desigualdade que gera muita violência
  • Significado de pobreza, desigualdade, exclusão social e cidadania para a economia de um país?
  • Pais é esse

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!