Desigualdade e Mobilidade social no Brasil

Páginas: 10 (2370 palavras) Publicado: 3 de março de 2015
UNIVERSIDADE CATÓLCA DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
PROFESSOR: AFONSO CHAVES



VALQUIRIA SILVA DE SOUZA LEÃO





DESIGUALDADE E MOBILIDADE SOCIAL NO BRASIL







RECIFE, 24 DE NOVEMBRO DE 2014
DESENVOLVIMENTO



1. DESIGUALDADE E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

A estratificação social é a hierarquia social estabelecidade acordo com a distribuição desigual de recompensas socialmente valorizadas. Derivada de estrato (camada), a palavra estratificação significa tanto um estado quanto um processo, como denota o seu sufixo, de divisão em camadas. Acrescida de adjetivação de social, fica, obviamente, explícito que tal divisão em estratos ou camadas diz respeito à sociedade. A palavra estratificação diz respeitooriginalmente ao mundo físico, mas a realidade à qual ela, como metáfora sociológica, se refere não é física pois as relações sociais, que constituem o objeto de estudo da Sociologia, não são fenômenos físicos. Dessa maneira, a expressão estratificação, como metáfora, denomina determinado campo da realidade social pelo que ela não é mas parece ser.
Na realidade, não existem, a rigor, “estratos oucamadas sociais que se superpõem”, como se costuma afirmar de modo superficial. O que existe mesmo é o fato de que, na sociedade, os indivíduos participam desigualmente da distribuição de bens socialmente valorizados, de acordo com a sua posição em uma hierarquia convencionalmente estabelecida como legítima. A estratificação social, portanto, diz respeito a um fato básico e universal na sociedade,que é a desigualdade na distribuição de recompensas socialmente valorizadas, embora não se possa afirmar que a estratificação – que é diferente de desigualdade social – seja um fenômeno universal. A estratificação é apenas um tipo de desigualdade e não se manifesta em todas as sociedades (como, por exemplo, os povos indígenas, algumas tribos africanas, aborígenes australianos). À distribuiçãodesigual de bens socialmente valorizados – riqueza, prestígio e poder – corresponde uma hierarquia socialmente estabelecida como legítima, e nela os indivíduos, voluntariamente ou não, são situados.
Na visão de Max Weber, a estratificação não é senão resultante da distribuição desigual do poder, qualquer que seja seu fundamento e sua forma de expressão – política, econômica, tradicional outécnico-racional. A estratificação social tanto é a prática de fato da distribuição desigual da riqueza, do prestígio e do poder quanto as ideias que os homens, em sociedade, compartilham a respeito dessa prática.
As sociedades estratificadas, por sua vez, são heterogêneas, internamente diferenciadas. E em consequência, diverso é o modo dos homens, precisamente em razão da sua participação diferencial noprocesso de distribuição de bens socialmente valorizados, de pensar sobre a sociedade, de imaginar o que ela deve ser. A hierarquia aceita como legítima por uma classe social, por exemplo, em uma sociedade estratificada em classes, não o é necessariamente para outra classe na mesma sociedade. A estratificação social diz respeito à mobilidade social e, portanto, às modificações na estrutura declasse (nas sociedades onde elas existem), podendo ser classificada em estratificação por castas (forma completamente fechada e rígida, pois nunca permite a mobilidade social), estratificação por estamentos (forma rígida, mas permite algum tipo de mobilidade social) e em estratificação por classes (forma aberta em razão da ocorrência da mobilidade social e definida pelo critério econômico).A desigualdade social refere-se a processos relacionais na sociedade que têm o efeito de limitar ou prejudicar o status de um determinado grupo, classe ou círculo social. É caracterizada como um fenômeno universal e manifesta-se em todos os níveis da vida social, ou seja, onde quer que exista vida social entre os homens, onde quer que haja relações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pobreza, mobilidade e desigualdade social no brasil
  • a recente mobilidade social no brasil
  • Mobilidade Social no Brasil
  • mobilidade social no Brasil
  • Desigualdade social no brasil
  • Estratificação social e desigualdade no brasil.
  • Desigualdade social no brasil
  • A Desigualdade Social No Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!