Desigualdade social

Páginas: 6 (1400 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2013
1° Texto Desigualdade natural e desigualdade social

Em 1753, a Academia de Dijon, na frança, lançou um concurso no qual os interessados deveriam discorrer sobre a seguinte questão: Qual é a origem da desigualdade entre os homens ? É autorizada pela lei natural?
Jean-Jacques Rousseau já havia vencido anteriormente um curso semelhante, proposto pela mesma academia, sobre o tema “Se o progressodas ciências e das artes contribuiu para corromper ou apurar os costumes”. Então ele resolve participar de novo , escrevendo seu Discurso sobre a origem da desigualdade entre homens.
Ele diz que existem duas espécies de desigualdade, uma é a desigualdade natural ou física, porque é estabelecida pela natureza, e que consiste na diferenças de idade saúde entre outras, e a outra é a desigualdademoral ou política, porque depende de um tipo de convenção , que é estabelecida ou autorizada pelos homens, é ela consiste na diferença entre as classes sociais entre os ricos e pobre e famílias poderosas e influentes e famílias que não tem poder nenhum.
No caso da desigualdade natural, o próprio nome já explica sua causa, então o autor se dedica na desigualdade moral ou política, procurandocompreender o processo pelo qual ela foi gradualmente instituída pelos homens, desde os tempos mais remotos, até chegar ao estado que se encontrava na época que ele vivia.
Ele diz que o método que ele usara para essa investigação são raciocínios hipotéticos e condicionados e também não levara em consideração a explicação religiosa, e também ele diz que suas conclusões não devem ser tomadas como“verdades absolutas”. Ele supõe que o homem sempre foi constituído em todas as épocas, como ele é hoje: “andando com dois pés, servindo-se suas mãos como fazemos com as nossas, dirigindo o seu olhar para toda a natureza e medindo com os olhos a vasta extensão do céu”.









2° Texto Carta do achamento do Brasil

A carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal Dom Manoel, dando providênciasda descoberta de terras, tinha basicamente, o intuito de fornecer ao Rei, as informações pertinentes as primeiras impressões e as características do que haviam encontrado.

Pero Vaz descreve cronologicamente as atividades dos portugueses dos 9 dias em que estiveram nas novas terras, detalhando as ações e percepções a cerca do local e dos habitantes , inclusive, manifestando em vários pontos,sua admiração pelas diferenças de costume e comportamento encontradas nos habitantes locais.

Em seu relato, enaltece a inocência e ingenuidade indígena e informa que haviam sido recebidos como seres divinos. Descreve as características físicas dos nativos, preocupando-se em relatar a inexistência de pelagem, a naturalidade com que exibiam a nudez e a gentileza com que trataram os Portugueses.Não deixa de relatar seu espanto e admiração pela beleza do físico indígena comparando seus corpos saudáveis, firmes e vistosos aos dos Europeus, inclusive comparando a beleza das índias às das mulheres portuguesas.

Em outro trecho, informa ao rei a reação dos índios diante de uma galinha, do vinho e de outros itens que não conheciam. Se num primeiro momento os índios apresentavam receio ealgumas vezes medo, ao tratarem de algo que nunca tinham visto, logo absorviam as novidades e a admiração por tudo era tamanha que se sentiam mais amigos dos portugueses do que estes dos índios (relato do próprio Pero Vaz).

O fato de não exercitarem a agricultura e a criação de animais, também foi citado por Pero Vaz, que escreveu admirado pelo fato da alimentação dos nativos não apresentaremmuitas características com a dos Europeus, e ainda assim, apresentarem-se saudáveis e fortes.

Pero evoca ao Rei, a necessidade de vossa majestade empregar aos índios, a fé Católica, demonstrando a influência da igreja e a religiosidade que caracterizavam o período em que ocorreu a descoberta das novas terras.

Já no final da carta, Pero Vaz relata ao Rei que acreditava este não encontraria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A desigualdade social
  • Desigualdade Social
  • Desigualdade social
  • Desigualdade Social
  • desigualdade social
  • desigualdades sociais
  • desigualdades sociais
  • Desigualdade Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!