Desigualdade social tema violencia

Páginas: 2 (278 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Os Céticos
O ceticismo em sua forma moderna promove o questionamento de uma maneira racional, imparcial e objetiva para verificar se as alegações feitas para explicar um determinadofenômeno são realmente válidas. Não o puro e simples questionamento apenas por questionar, e sempre duvidando de tudo de uma maneira dogmática. Mas analisando cada alegação e definindo semerece ou não nossa atenção, se pode ou não corresponde a realidade.
O ceticismo rotineiramente questiona alegações quanto à verdade. Exige que as alegações tenham: definiçõesexplícitas, lógica consistente e evidências convincentes, antes de serem aceitas como válidas além de qualquer dúvida razoável. Entretanto as alegações aceitas não são consideradas como válidasalém de qualquer dúvida possível, uma vez que descobertas futuras podem impor uma reavaliação.
Esta forma de pensamento é essencial na investigação científica ou em qualquer outra buscapara que se obtenha um nível extremamente confiável de conhecimento. Virtualmente todo o progresso humano vem sendo guiado por esssa necessidade de questionar, reavaliar e buscarcontinuamente por mais respostas válidas.
O ceticismo racional tende a produzir resultados altamente confiáveis. Ele também promove decisões e formação de opinião de peso, uma vez que aliberdade oriunda da certeza é o elemento que nos capacita a fazer julgamentos de valor. A credulidade, por outro lado, produz decisões e opiniões do tipo dogmática, resultados duvidosos, e épotencialmente muito perigosa.
O ceticismo não ameaça a verdade real. Se uma alegação é válida, mesmo o mais ardoroso dos questionamentos produziria no máximo uma confirmação adicional àalegação. Se ela está errada, ganhamos uma oportunidade de descobrir a resposta correta. De maneira alguma um questionamento sincero deveria ser evitado e sim muito bem recebido.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • violência e desigualdade social
  • Desigualdade social e violência no brasilil
  • reprodução da violência e desigualdade social
  • Desigualdade social e violência urbana
  • Violência e desigualdade social
  • Desigualdade social e violencia
  • Reprodução da Violência e Desigualdade Social
  • Desigualdade Social é a Explicação da Violência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!