desigualdade pobreza e açoes do wafare

1629 palavras 7 páginas
Débora Mirian, Janayany Ramos, Luciana Miranda,
Miriã Miranda, Renata Oliveira, Vitalina Batista.

Economia Política

Trabalho de Economia Política do curso de Serviço Social ministrado pelo professor Roney de Jesus.

Ipatinga
2015

FACULDADE PITÁGORAS DE IPATINGA

Serviço Social
Economia Política

Débora Mirian, Janayany Ramos, Luciana Miranda,
Miriã Miranda, Renata Oliveira, Vitalina Batista.

Ipatinga
2015
Introdução
A desigualdade social no Brasil não e um fato novo, ela vem acontecendo desde muitos séculos atrás. Com o passar do tempo essa desigualdade social só vem crescendo, incomodando e se tornando cada vez mais grave, o pobre cada vez mais pobre e o rico cada vez mais rico, por consequência disso a pobreza só vem aumentando e se tornando mais constante de ser vista em qualquer parte do País, tornando-se o maior problema dos brasileiros. Segundo um dado oficial do Ministério de Desenvolvimento de Combate à Fome datado de 2011, existiam no Brasil até esse ano cerca de 16,27 milhões de pessoas em condição de “extrema pobreza”. A pobreza não e um fato que ocorre apenas em um lugar especifico, vemos esse problema em todo canto do País.
Então surge o Welfare State, ou estado de Bem Estar para tentar equilibrar e estruturar a situação juntamente ao Estado.

Desigualdade
A Desigualdade é o fenômeno em que ocorre a diferenciação entre pessoas no contexto de uma mesma sociedade, colocando alguns indivíduos em condições estruturalmente mais vantajosas do que outros. Ela manifesta-se em todos os aspectos: cultura, cotidiano, política, espaço geográfico e muitos outros, mas é no plano econômico a sua face mais conhecida, em que boa parte da população não dispõe de renda suficiente para gozar de mínimas condições de vida.
Inúmeros dados e estudos apontam que a desigualdade social e econômica cresce em todo o mundo. Dados do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) revelam que 1% dos mais ricos detêm 40% dos

Relacionados

  • Transformações societárias: Suas fases e rebatimentos para a classe trabalhadora
    4275 palavras | 18 páginas
  • Dissertacao Milena Santos 2012
    64791 palavras | 260 páginas