Desigualdade nos Estados Nordestinos

Páginas: 12 (2841 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CENTRO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL – CTDR
CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: PODER E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Prof. Hélio Ramos








DESIGUALDADES DE RENDA NOS ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE








Alberto Sidney Borges Patrício
Ariosvaldo Borges Patrício






Outubro 2012
DESIGUALDADES DE RENDA NOSESTADOS DA REGIÃO NORDESTE

Alberto Sidney Borges Patrício
Ariosvaldo Borges Patrício

RESUMO

A desigualdade de renda é um dos principais problemas que o Brasil enfrenta na atualidade, com impacto direto sobre o bem-estar da população. Este estudo tem como objetivo analisar os indicadores de desigualdade de renda nos estados da região Nordeste no período de 2001 a 2009, a partir dasinformações obtidas no IPEADATA (ipeadata.gov.br) relativas a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As variáveis estudadas são: proporção de domicílios em extrema pobreza, domicílios pobres, desigualdades de renda pelo índice de Theil e coeficiente de Gini e a razão entre os 10% mais ricos e os 40% mais pobres. O resultadoaponta para uma redução das desigualdades em praticamente todos os estados da região, com exceção de Sergipe e Paraíba.


ABSTRACT
The income inequality is one of the main problems that Brazil is facing today, with direct impact on the well-being of the population. This study aims to analyze the indicators of income inequality in the states of the Northeast region in the period from 2001 to2009, based on the information obtained by IPEADATA (ipeadata.gov.br) related to the National Research for Sample of Domiciles (PNAD), elaborated by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). The variable studied are: proportion of homes in extreme poverty, poor households, income inequality by the Theil index and Gini coefficient, and the rate between the richest 10% and the poorest40%. The result points to a reduction of inequalities in practically all the states of the region, with the exception of Sergipe and Paraiba.

1. INTRODUÇÃO

De acordo com Souza e Salvato (2008), em 2004 o Brasil era considerado um dos países mais desiguais no ranking do Banco Mundial, ficando à frente apenas de Bolívia, Botsuana, África Central, Guatemala, Haiti, Lesoto, Namíbia, África doSul e Zimbábue. Se constatarmos que a Região Nordeste é a que apresenta maiores índices de desigualdade, com sete dos nove estados entre os dez piores no ranking do índice de Gini de distribuição do rendimento nominal mensal dos domicílios particulares, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, verificaremos que o estudo aprofundado da desigualdade de renda na região, suas causas e possíveis soluçõesdeve ser tomado como prioridade pelos gestores públicos, a fim de criar políticas de desenvolvimento sustentáveis a longo prazo.
Segundo Vitor Hugo & Freire Junior Apesar de apresentar um nível elevado, a desigualdade de renda no Brasil declinou em ritmo acelerado no período recente, principalmente após 2003. De posse dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) é possívelobservar que a desigualdade de renda, medida pelo índice de Gini, no Brasil passou de 0,59 em 2001 para 0,54 em 2009, levando a uma redução, no período, em torno de 9%. Outra informação sobre a desigualdade é que participação dos 10% mais ricos na renda total no Brasil decresceu de 47,5% em 2001 para 42,8% em 2009. Já a participação dos 20% mais pobres na renda total do Brasil teve uma elevação de2,3% em 2001 para 3,1% em 2009. A região Nordeste mostrou um ritmo acelerado de redução da desigualdade, mas sua magnitude se apresentou menor que nas demais regiões do país. O índice de Gini do Nordeste passou de 0,6 em 2001 para 0,55 em 2009, uma redução em torno de 7% no período, maior, apenas, que a região Centro-Oeste que apresentou uma redução de desigualdade em torno de 6,3%. Entre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desigualdade Social Estado e Cidadania
  • Desigualdade entre cidades de um mesmo estado
  • Desigualdade regionais, estado e constituição
  • Desigualdades nos estados brasileiros
  • A Desigualdade E A Subvers O Do Estado De Direito
  • POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NO ESTADO DE PERNAMBUCO
  • NORDESTINOS
  • Sou Nordestino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!