Desigualdade, diversidade e violência na sociedade brasileira.

Páginas: 5 (1043 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
JOSIENE ELENICE LIMA SILVA

DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.

POLO: OLHO D’AGUA DAS FLORES– ALAGOAS
2013
JOSIENE ELENICE LIMA SILVA

DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço social) daUNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Formação Social, Politica e Econômica do Brasil].
Orientador: Prof. KLEITON

POLO: OLHO D’AGUA DAS FLORES– ALAGOAS
2013SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................4

2. DESENVOLVIMENTO...............................................5

3. CONCLUSÃO.............................................................7

4. REFERÊNCIAS...........................................................8

INTRODUÇÃO

Vivemos em um país degrande diversidade cultural, social, econômica. Isso devido à, principalmente, mistura de raças durante sua colonização. Brancos, negros, índios, mulatos trouxeram consigo sua cultura, que ao entrar em contato com outras, misturaram-se, incorporaram novos elementos e terminaram se diferenciando em novos costumes e hábitos.

As diferenças de cor, costumes, hábitos alimentares, vestuário, línguatornaram-se causas para preconceitos. A ignorância e o desejo de mostrar-se superior e inferiorizar os outros no campo religioso, racial, econômico tudo isso transformou essa diversidade na desigualdade que temos até hoje.

Essa dessemelhança é motivadora de casos de violência, como o bullying. Em escolas, alunos negros são com frequência agredidos físico, verbalmente psicologicamente por alunosbrancos. A pronúncia de palavras, o sotaque, as roupas, a condição econômica, a alimentação e até os lugares que frequenta ou deixa de frequentar são outras razões de agressões com o objetivo de inferioriza. Desigualdade e diversidade e um assunto em que deve ser nossa prioridade. O respeito e a consciência de que cada um é ímpar e tem tanta importância quanto qualquer outro

DESENVOLVIMENTO

Adesigualdade social está entre as maiores causas da violência entre jovens no Brasil. Ela é o grande contexto, o pano de fundo, onde vive a população mais atingida por esse problema.
Um dos fatores que evidenciam a desigualdade social e expõem a população jovem à violência é a condição de extrema pobreza que atinge milhões de jovens brasileiros, membros de famílias com renda per capita de até ¼do salário mínimo.
No total, são milhões de jovens extremamente pobres. Onde muitos desses jovens não concluíram o ensino fundamental e também não trabalha.
Apesar de ser um agravante das situações de violência, a pobreza não é preponderante para o comportamento violento, mas sim a desigualdade social.
Para superar a desigualdade é preciso a introdução de mecanismos compensatórios para aumentara renda dos jovens extremamente pobres. “É preciso promover a inclusão social desses jovens por meio da escola e do emprego, que são os dois fatores necessário de ascensão social”.
Devem ser construído no projeto educativo, político e social. Reconhecer que somos formados por uma sociedade mestiça, de valores distintos para cada grupo, e acima disso somos iguais é o passo para acabar com adesigualdade.

Sabemos que principal causa das mortes entre jovens no Brasil é a violência, onde milhares de jovens morrerem assassinados onde nas maiorias das vezes a principal causa dessas mortes e a desigualdade social, O homicídio é a razão principal de um verdadeiro extermínio nas periferias das grandes cidades brasileiras. Ele foi responsável por um total de muito grande de mortes violentas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
  • Desigualdade, diversidade e violência na sociedade brasileira
  • Desigualdade, diversidade e violencia na sociedade brasileira
  • DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
  • desigualdade,diversidade e violencia na sociedade brasileira
  • DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
  • Diversidade desigualdade e violencia na sociedade brasileira
  • DESIGUALDADE E DIVERSIDADE E VIOLENCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!