Design

Páginas: 2 (394 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Resenha do Livro: “Design para um mundo Complexo” de Rafael Cardoso.



Introdução

É um livro com conteúdo teórico, fala sobre o processo de significação dos objetos, e como este processoacontece de modo complexo, sobre o funcionamento caótico do mundo atual. Ele defende como os objetos não possuem significados estáticos e permanentes, como um dia se pensou, mas que com o tempo temmensagens que se constroem e desconstroem o tempo todo. Com exemplos ilustrados e bem contemporâneos.

Capítulo I – Contexto, memória, identidade:
O objeto situado no tempo –espaço


O autor inicia o primeiro capítulo de sua obra dizendo o propósito de porque o design nasceu para por ordem na bagunça do mundo industrial. Junto com o surgimento de fábricas e o aumentoestonteante de bens de consumo. O livro trata de tentar recuperar um pouco o debate sobre design, é um campo de imensa importância no mundo de hoje, discute o papel do design em nossa época, caracterizadaao mesmo tempo pelo excesso de informação e imaterialidade.
O design tem respostas a dar, coisas a propor, valores muito específicos e ter um pensamento sistêmico. Design é um dos poucos camposcapazes de pensar ao todo, capaz de juntar as partes e chegar a um projeto/ proposta. Isso é muito importante nos dias de hoje. Este livro tenta lembrar aos designers a missão que é a visão do todo, posiçãono mundo profissional de hoje, um campo ilimitado onde o céu é o limite, claro que se o designer conseguir ver a grandeza e a riqueza do que eles fazem. O intuito do livro é utilizar de forma atransformar o mundo de hoje, principalmente através de algumas noções básicas, como a forma, a função e o significado, e ainda demonstrando como a relação com as coisas pode ser mutável.Trechos

“A complexidade de um sistema está ligada ao grau de dificuldade de prever as inter- relações potenciais entre duas partes”.

“ Não é responsabilidade dos designers salvar o mundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Design
  • design
  • Design
  • Design
  • Design
  • design
  • Design
  • Design

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!