Design e publicidade: integração ou separação?

Páginas: 9 (2055 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Design e publicidade: integração ou separação?

Lucas Donatti Schuch
Universidade Federal de Santa Catarina

donattilucas@gmail.com


A comunicação é uma das colunas da existência humana e simboliza o sustentáculo da conservação da vida em sociedade. Ao analisar a comunicação, é preciso levar em consideração não apenas a parte teórico-prática, mas também a análise da cultura na qual éinserida, o sistema, as formas e o meio ambiente em que é estabelecida assim como que tipo de informação ela busca passar. A informação é um grupo constituído de dados que designa uma mensagem sobre certo evento ou assunto, permitindo resolver questões e apresentar decisões, levando em consideração que a sua utilização racional é a base do conhecimento. A comunicação significa, dessa forma, a trocade informações entre um indivíduo transmissor e outro receptor, assim como o entendimento do significado entre os indíviduos.
São termos que possuem um significado amplo, e assim, abrem uma gama de perspectivas em várias áreas que os abrangem como o design e a publicidade. O design se aplica no contexto comunicador como expressão que participa como declarador e que demonstra um dinamismo comopeça do desenvolvimento e evolução efetiva das noções do mundo; já a publicidade se dedica à disseminação pública de conceitos associados a produtos, serviços, empresas e engloba várias áreas de conhecimento que envolvam essa propagação comercial de produtos, como por exemplo, o design. Na publicidade, ainda, existe um paralelo entre o desenvolvimento da noção de publicidade e meios de comunicar: oprofissional da publicidade é um comunicador que desenvolveu maneiras de deslocar para o meio publicitário os sistemas e métodos de comunicação adequados conforme cada época, desde a comunicação impressa até a digital, difundida em grande escala nos dias atuais. Como então essas duas áreas que tem como finalidade central comunicar, se relacionam?

As origens
O design tem, em suas origens e aolongo de sua evolução, uma grande afinidade com a arte. A maioria dos professores da escola Bauhaus (escola alemã fundada em 1919, que veio a marcar a história do design), eram artistas e, durante a primeira fase sempre esteve ligada ao ensinar artístico e arquitetônico. Grande parte do que era produzido na escola, eram peças de mobiliario e decoração, comprovando a forte ligação com a construção. Oberço da própria instituição se originou da arte, pois foi constituída da fusão e reorganização de duas outras escolas já baseadas na antiga república alemã de Weimar, estabelecidas durante o rígido período pós Primeira Guerra Mundial sob a atribuição de redisposição do ensino artístico. A conexão do design com a arte provavelmente explique o fato de grande parte das habilitações estaremassociadas aos cursos de Artes e ainda, na arte, talvez também se encontre um dos motivos para a noção de design ainda ser embaçada, já que a menção de designer/artista ainda existe. A palavra “design” vem do latim, que exprime indicar, descrever, designar, ordenar, dispor e representar. O design é uma área versátil que se aplica como conceito e também comunicação; organiza sinais e marcas que designamformas e pensamentos; é ter e desenvolver um plano, um projeto, trabalhar com a intenção, estudar referências culturas e estéticas.
Já a publicidade percebe seu molde no mercado, como se o seu desenvolvimento se explicasse a partir de uma réplica aos requisitos do mesmo. A história da publicidade é regrada pela expansão de grandes agências e por profissionais que mudaram o meio de fazerpublicidade no tempo de suas trajetórias. Outro ponto marcante nesse histórico é a atribuição do grande ‘boom’ da publicidade aos Estados Unidos, devido à sua grande indústria e por possuir uma imensa produção em massa; em meio a esse ambiente de larga procura, foi percebida a necessidade do desenvolvimento de técnicas e profissionais capacitados que idealizassem formas e maneiras para transcorrer essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Design e Publicidade
  • Design: força motora da publicidade?
  • A importância do design na publicidade
  • Educação profissional e ensino médio: separação versus integração
  • Integração design e engenharia nas industrias de pequeno porte
  • 2015 1 Publicidade Propaganda 3 Editoracao Eletronica Design Grafico
  • integração
  • integração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!