Design participativo para a valoriza o da produ o do territ rio

802 palavras 4 páginas
Design participativo para a valorização da produção do território
LUCCA, André de Souza. Design participativo para a valorização da produção do território. P&D 2012
Professor Adjunto da UFMA, lotado no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e colaborador do Mestrado em Design. Bacharel em Desenho Industrial pela UFSM, Especialista em Formação de Empresários e Dirigentes para Micro e Pequenas Empresas pela UFRGS, Mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí e Dottore di Ricerca in Scienze del Design pela Università IUAV di Venezia, Itália. Entre 2012 e 2013 realizou Pós-doutorado junto ao Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR (bolsa REUNI)
O tema do presente artigo é Design participativo para a valorização da produção do território. Seu objetivo é definir as atribuições do design participativo e das atividades artesanais através da valorização do território. O artigo possui linguagem direta e simples, possibilitando fácil compreensão ao leitor. Está dividindo em: A valorização da produção do território; O papel do artesanato; O papel do design; O papel da participação; Considerações finais.
No discurso entende que o design através da sua metodologia projetual é capaz de valorizar e representar um território. Essa valorização se dá por meio do que está integrado no produto, ou seja, na representatividade histórica, na identidade do local, nos recursos naturais utilizados para a produção, em todo o patrimônio cultural do local. O autor expõe em seu artigo como o artesanato faz parte da valorização territorial, como ele é parte fundamental da representatividade da cultura local. Artesanato é uma forma de expressar valores tradicionais, afetivos e inerentes ao território. Na produção artesanal, geralmente não segue-se um método e não produz em escala industrialmente, mesmo assim o artesanato exerce seu papel na indústria, ele pode ajudar a conduzir a produção industrial ao nível de flexibilidade dado pela interpretação e a relação do artesão com o

Relacionados

  • Reflexões sobre o conceito de terceiro território
    7161 palavras | 29 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas