design gráfico

Páginas: 22 (5389 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
IDENTIDADE VISUAL E A IMPORTÂNCIA DA MARCA


Gildeon Batista Santos (Curso Design Gráfico)
Fabiano Soares (Curso de Design Gráfico)
Manoel Dantas Macedo Filho (Curso de Design Gráfico)


RESUMO

Produzir cotidianamente imagens inteligentes, atraentes, surpreendentes, originais e coerentes com a proposta de trabalho é uma meta profissional bastante exigente e um trabalho difícil.Identidade visual não se constitui de uma marca e seus usos; muitos elementos a compõem, nem todos passíveis de planejamento. O presente artigo tem como objetivos: conceituar a identidade visual; identificar o papel do designer na construção da identidade visual e marca; analisar a influência da marca ao escolher produto ou serviço; relacionar identidade visual com a importância da marca.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que formalizam a personalidade visual do um nome, ideia, produto ou serviço. A marca é o maior patrimônio que se pode criar e desejar. Ela estabelece elo com o consumidor que vai muito além da qualidade do produto, é esse envolvimento que vai garantir a lucratividade. O design éconsiderado como uma ferramenta que auxiliará na construção e manutenção das marcas. Atualmente as empresas devem possuir um bom produto e uma identidade de marca correspondente ao produto. Com esta análise verificamos aspectos importantes para o design, aos quais mostram que existem novas tendências e desafios a serem alcançados.

PALAVRAS-CHAVE
Identidade visual. Marca. Importância da Marca. NovasTendências.


INTRODUÇÃO

A necessidade de saber o que é identidade visual, qual o papel do designer gráfico na construção da marca e como a marca influencia na escolha do produto ou serviço é importante porque esse assunto é de grande relevância para o meio acadêmico, pois, vai incorporar maior conhecimento sobre a identidade visual e a importância da marca, agregando informações aosprofissionais da área de design, podendo também servir de ponto de partida para estudos futuros, além do intuito de difundir a informação acumulada à sociedade de forma geral.
Vivemos em uma sociedade dinâmica, instável e cada vez mais competitiva, devido essa competitividade as empresas são obrigadas a estar em constante evolução e melhoramento. Para isso as empresas buscam manter um diferencialperante os concorrentes, seja ele tecnológico ou de serviço. Antigamente os produtos eram diferenciados pela embalagem padrão e por um nome, que acabou tornando-se uma marca, eliminando em muitos casos a necessidade do consumidor obter informações sobre o produto antes de comprá-lo (SCHLEMPER, 2004).

As marcas representam, hoje, sistemas valorativos complexos (sociais, culturais, corporativos), nosquais os grupos de interesse almejam materializar seus desejos pessoais e suas expectativas. Pode-se afirmar que atuam como mediadoras do relacionamento entre as empresas e seus públicos (CAMARGO et al, 2008).

A tarefa de produzir cotidianamente imagens inteligentes, atraentes, surpreendentes, originais e coerentes com a proposta de trabalho é uma meta profissional bastante exigente e umtrabalho difícil. A descrição e análise dos procedimentos criativos podem não ser capazes de contribuir para maior eficiência na atividade em construir a identidade visual (KRUSSER, 2002).

Uma identidade visual não se constitui de uma marca e seus usos; muitos elementos a compõem, nem todos passíveis de planejamento. A satisfação (ou insatisfação) dos envolvidos na atividade, o gosto pessoal dosobservadores, a moda em vigor, por exemplo, são também constitutivos dessa relação identitária (KRUSSER, 2002).

O aumento da qualidade empregada na busca de diferenciação de produtos e serviços, já não é mais garantia de sucesso e sim uma necessidade de sobrevivência das empresas. A diferenciação através de produtos e serviços pode obter sucesso por um espaço de tempo, entretanto as novidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Design gráfico
  • design gráfico
  • Design gráfico
  • Design Gráfico
  • Design Gráfico
  • Design grafico
  • Design Grafico
  • Design Gráfico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!