Design De Superf Cie Lenize

5872 palavras 24 páginas
Design de superfície – Definição, aplicações e restrições
Por Robson Godoy25 de junho de 2012 | Geral | 3 comentários

Estampas, rapports, módulos, telas serigráficas… você conhece o design de superfície? Está na hora de você aprender mais sobre essa fantástica area do design.
O design de superfície
De uma forma bem simples, o design de superfície engloba a criação de imagens para superfícies, que são criadas de forma que possam ser repetidas indefinidamente no suporte.
Evelise Ruthschilling, um dos principais nomes no estudo de Design de Superfície no Brasil hoje, define a área da seguinte forma:
Design de Superfície é uma atividade técnica e criativa cujo objetivo é a criação de imagens bidimensionais (texturas visuais e tácteis), projetadas especificamente para a constituição e/ou tratamento de superfícies, apresentando soluções estéticas e funcionais adequadas aos diferentes materiais e processos de fabricação artesanal e industrial (RÜTHSCHILLING, 2006)
O design de superfície é uma das áreas mais vastas do design, uma vez que pode ser aplicado sobre praticamente qualquer formato, de inúmeras maneiras. No entanto, ainda existem poucas referencias bibliográficas sobre o assunto. A Prof. Evelise Ruthschiling coordena uma linha de pesquisa na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) sobre design de superfície, e é uma das melhores fontes de informação sobre o assunto.
As principais representantes desta área do design, são as estampas, figuras com possibilidade de infinitas repetições. Além delas também temos as texturas. Estampa e textura são elementos semelhantes, e é comum haver uma confusão para diferenciar as duas. A maior diferença entre elas, é que na textura, os componentes constituem um unidade visual muito grande, ou seja, nenhum elemento se sobrepõe aos outros. Abaixo um exemplo de textura:

Imagem: http://www.flickr.com/photos/100kr/209708058/in/gallery-bjornmeansbear-72157623337317960/
Observe que nesta foto, nenhum elemento se

Relacionados