Design de interiores

Páginas: 4 (866 palavras) Publicado: 14 de abril de 2013
Pisos Táteis ou Podotáteis? Qual o termo certo? Como são classificados?
16 de junho de 2010,by Blog Mozaik7 comentários
Para quem já trabalha com acessibilidade e design inclusivo, talvez este postseja um tanto repetitivo. No entanto, vou me aventurar a explicar a minha visão particular sobre a nomenclatura que utilizamos no Brasil para designar certos componentes da Sinalização Tátil, uma vezque penso poder contribuir para a disseminação da informação.

Fonte: Site Seton Fonte: Site Placasonline Fonte: Site Uol
A Sinalização Tátil é apenas uma parte da Sinalização Ambiental Inclusiva,que por sua vez abrange diversas formas de comunicação tais como a sinalização visual, sonora e outras. Por sua vez a Sinalização Tátil inclui não somente a sinalização de pisos, mas também de todosos dispositivos de segurança ou não, utilizados na arquitetura tais como corrimãos, elevadores, banheiros e placas de identificação diversas e, até mesmo nos postes e placas de rua. Na maioria dasvezes, estes elementos de sinalização tátil utilizam a Linguagem Braile para se fazer entender para as pessoas cegas ou com baixa visão. O veículo trandutor da comunicação para o ser humano poderá ser asmãos, os pés, ou artefatos usados para este fim (tais como bengalas ou próteses).
O princípio físico dos pisos táteis é baseado em ressaltos, com geometria definida – à semelhança da LinguagemBraile, que possam ser sentidos pelo tato e traduzidos em informação para o ser humano que caminha sobre eles. A geometria desses ressaltos (tamanho, altura e espaçamento) é estabelecida pela Norma ABNTNBR 9050.
É intuivo mas não totalmente correto dizer que a Sinalizaçao Tátil de Pisos, será sentida por meio dos pés, já que as bengalas e as próteses mais modernas também têm a capacidade detransmitir a informação. Além disso, existem pessoas com deficiências múltiplas, que podem usar outra parte do corpo ou outros artefatos para receber esta informação. Por isso, na minha opinião, o termo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Design de Interiores
  • Design de interiores
  • design interiores
  • design de interiores
  • Design de interiores
  • Design Interiores
  • Design De Interiores
  • Design de interiores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!