Design da interação de interfaces educativas para o ensino de matemática para crianças e jovens surdos

Páginas: 194 (48381 palavras) Publicado: 26 de julho de 2012
Pós-Graduação em Ciência da Computação

“Design da interação de interfaces educativas para o ensino de matemática para crianças e surdos” jovens surdos” Por

Maici Duarte Leite
Dissertação de Mestrado

Universidade Federal de Pernambuco posgraduacao@cin.ufpe.br www.cin.ufpe.br/~posgraduacao

RECIFE, AGOSTO/2007

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICAPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Maici Duarte Leite

“Design da interação de interfaces educativas para o ensino de matemática para crianças e jovens surdos”

ESTE TRABALHO FOI APRESENTADO À PÓSGRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DO CENTRO DE INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO.

ORIENTADOR: PROFº DRºALEX SANDRO GOMES CO-ORIENTADOR: PROFª DRª RUTE BORBA

RECIFE, AGOSTO/2007

2

3

À família gaúcha e pernambucana.

4

Agradecimentos
A Deus por ter permitido toda essa odisséia nesta vida e que permeia meu cotidiano conforme tenho me permitido vivenciar. A meu marido, Luiz Albérico Barbosa Falcão, que me fez acreditar sob a névoa do amor que este sonho era possível, quando eu aindamorava num cantinho bem ao sul do país, e me acompanhou firmemente em toda esta trajetória sem me deixar desanimar. Aos meus filhos, Lulinha e Belinha, que tornaram a pesquisa menos solitária e por seus brilhantes estímulos. Meu primogênito, Lulinha, que me incentivou a permanecer quando eu acreditava não ser mais possível continuar e a princesa Belinha por me mostrar a necessidade de encerrarquando o que eu mais queria era continuar. À família materna gaúcha que me permitiu ousar e formou minha personalidade para ser mais humana e sensível, embora em muitos momentos essa sensibilidade tenha deixado marcas profundas. À família pernambucana que na figura de meus sogros me passam todos os dias grandes lições, através de exemplos de vida e determinação, que acompanharam minha família paratodo o sempre. Ao CIN que após muitas idas e vindas já deixa saudades. À minha querida co-orientadora exemplo de humildade e amor, presença e sensibilidade humana acima do academicismo competitivo, que se engajou nesta tarefa há não muito tempo, mas suas lições de educadora, profissional e mulher me acompanharão por toda vida. Ao meu orientador pelo acolhimento, por suas orientações e ensinamentos,que enriqueceram minha caminhada e moldaram minha trajetória, enquanto pesquisadora. A todos que de alguma forma contribuíram com minhas dúvidas e ansiedades. Alguns me fortaleceram quando deixavam claro que suas obrigações impossibilitavam de me escutar e outros que me sensibilizaram quando puderam pelo menos me escutar.

Recife, agosto de 2007. Maici Duarte Leite

5

Resumo
Asdificuldades encontradas para aquisição de conhecimentos matemáticos no Ensino Fundamental têm acompanhado várias reformas educacionais e podem ser verificadas nos exames nacionais Saeb e Prova Brasil. No caso do estudante surdo, esse quadro acentua-se, devido a uma associação de fatores de ordem lingüística e experiencial, intrínsecos à língua gestual/visual. Estudos recentes comprovam um atraso nodesenvolvimento cognitivo do surdo em relação às competências matemáticas, embora esses não apresentem dificuldades nos primeiros anos escolares com a representação do conceito de número. Diante desta realidade, apresentamos o design de uma interface que explora uma diversidade de situações-problema para enriquecer experiências cognitivas do surdo no campo das estruturas aditivas. Para atingir esteobjetivo usamos uma metodologia de design centrado no usuário, que implica em incorporar a perspectiva e considerar necessidades dos usuários no processo de desenvolvimento. A organização da coleta de dados iniciou com a análise dos competidores, seguida da análise do uso de softwares concorrentes para encontrar requisitos do design da interface e didáticos matemáticos, resultando na proposição de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ensino da Matematica para surdos
  • Comunicação Assertiva
  • A educação de jovens e adultos surdos e a alfabetização matemática
  • A istoria dos surdos e a inclusao das crianças no ensino fundamental
  • Design de interação
  • Design de Interação
  • Design de Interação
  • Design de interação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!