DESIGN CATEGORIAS ESTETICAS VAZQUES

366 palavras 2 páginas
CENTRO EDUCACIONAL DO AMAPA – CEAP
PROFESSORA: ELAINE CARNEIRO
DISCIPLINA: ESTÉTICA
ASSUNTO: CATEGORIAS ESTÉTICAS
ALUNA: DIOLEMA FGOMES – 2SEMESTRE
DATA: 25/10/2012

RESUMO DA PARTE III DO LIVRO CONVITE À ESTÉTICA, DE ADOLFO SANCHEZ VÁZQUEZ.

Conceito de categoria é a terceira e última parte do livro Convite à estética, do filósofo espanhol, naturalizado mexicano, Adolfo Sanchez Vázquez. Nesta parte ele apresenta além do belo, as demais categorias estéticas como o feio, o sublime, o trágico, o cômico e o grotesco. Desde Platão, passando por Aristóteles, Longino, Kant, Hegel, chegando até Dufrenne, Vázquez apresenta a forma como foram construídas as categorias estéticas no interior da obra de cada um desses pensadores e de como os mesmos consideraram os princípios segundo a própria necessidade e a dimensão estética que os objetos então instigavam em seus respectivos contextos.

O autor completa a tentativa de evidenciar as relações que as obras em questão mantinham com a sua prática histórica e social. Da necessidade de se ter o belo como idéia perfeita (Platão) à correção dos juízos acerca da percepção sensível (Kant), Vázquez se mostra convicto de que a Estética enquanto ciência primeiro deve adotar a experiência como pressuposto para reconhecer o objeto, pois a sua forma sensível (volume, extensão e dimensão) é que irá determinar o comportamento do sujeito que o contempla e, conforme os princípios adotados para o julgamento e investigação (que são os dados históricos e sociais imputados ao objeto), atribuirá forma e significado.

Assim Vázquez realiza uma investigação não somente em relação à Estética, mas também em relação às demais ciências que, por um longo tempo, julgaram o entendimento estético insuficiente na formulação de um conhecimento científico.
Mais que isso, a Estética, tal como Vázquez pretende nessa obra, está relacionada a um conhecimento crítico e humano, ao reconsiderar não somente seus próprios ajuizamentos, mas sua

Relacionados