Desidratação do sulfato de cobre

Páginas: 3 (624 palavras) Publicado: 4 de abril de 2013
INTRODUÇÃO:
O sulfato de cobre é um sólido com coloração azul que contem cinco moléculas de água em sua composição, tendo como fórmula CuSO4.5H2O (pentahidratado). É também um sal. Tendo umaestrutura cristalina, de forma que a água esteja arranjada nessa estrutura. Quando aquecido esse composto tem a capacidade de perder água através da evaporação, se tornando um anidro (substancia que nãocontem água), consequentemente ficando numa coloração cinzenta ou branca. Todo este procedimento ocorre de 110ºC a 200ºC, onde ele perde quatro águas de hidratação.
O sulfato de cobre é utilizado comoinseticida e também como aditivo dos solos, para que as colheitas não sejam afetadas pelas deficiências do cobre. É também utilizado na forma anidro para detectar umidade, o que é perceptível pela suacoloração.

OBJETIVO:
Este experimento tem como objetivo determinar o numero de moléculas de águas de desidratação do sulfato de cobre.
MATERIAIS:
(consultar a apostila)
PROCEDIMENTO:Primeiramente colocou-se 5g de sulfato de cobre em um almofariz. Triturou-se bem. Logo em seguida pesou-se em um cadinho de porcelana em uma balança semi-analitica. Anoto-se sua massa (m0). Zerou-se a balançae dentro do cadinho pesou-se cerca de 2g de sulfato de cobre triturado (M1). Anotou-se a massa do sistema. Colocou-se o cadinho contendo o sulfato de cobre no banho de areia aprofundando-o de modoque a parte do cadinho que continha o sal ficasse submersa na areia. Aqueceu-se e controlou-se a temperatura da areia, não permitindo que ultrapassasse 200°c. Quando todo o sulfato de cobre ficoubranco, parou-se o aquecimento. Utilizando-se uma pinça metálica, retirou-se o cadinho da areia, colocando-o em um dessecador esperando que o sistema esfriasse. Após o esfriamento, pesou-se o cadinhocontendo o sal e anotou-se sua massa (M2). Após a pesagem, recolocou-se o cadinho no banho de areia reaquecendo-o, obtendo-se uma nova massa pesada (m3). Calculou-se o numero de moléculas de água que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sulfato de cobre
  • Sulfato de Cobre
  • Sulfato de cobre
  • sulfato de cobre
  • Sulfato de Cobre
  • sulfato de cobre
  • Sulfato de cobre
  • Sulfato de cobre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!