desfloretacao edesertificacao

1004 palavras 5 páginas
Desflorestação
A desflorestação é o processo de desaparecimento de massas florestais, causada principalmente pela actividade humana. Normalmente a desflorestação ocorre por acção do homem quando destrói florestas para obter solo para cultivo, ou quando é feita a extracção de madeira por parte da indústria madeireira.
Como consequência, a desflorestação faz com que determinados absorventes de dióxido de carbono desapareçam. Desse modo, o meio ambiente torna-se incapaz de absorver as enormes quantidades deste causador do efeito de estufa e isso faz com que o problema do aquecimento global se agrave cada vez mais.
Assim, como forma de tentar conter o avanço do aquecimento global, diversos organismos internacionais têm proposto que se passe a reflorestar as áreas anteriormente abrangidas por florestas. No entanto, essa medida não é totalmente aceitável para os ecologistas, pois estes acreditam que a recuperação da área desmatada pode resolver o problema da eliminação do gás carbónico, mas que não restitui a biodiversidade toda a região.
Deste modo, podemos dizer que o reflorestamento resulta num conjunto de árvores situadas segundo uma separação definida artificialmente, entre as quais surge uma vegetação herbácea ou arbustiva que não costuma aparecer na floresta natural. Muitas vezes plantam-se árvores não nativas e que em certas ocasiões acabam por danificar o substrato, tal como ocorre em muitas plantações de pinheiro ou eucalipto.
Erosão
A erosão é a destruição do solo e das rochas e consequentemente o seu transporte, em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou pela acção do gelo. A erosão destrói as estruturas que compõem o solo: areias, argilas, óxidos e húmus. Estas estruturas são transportadas para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão assorear alguns cursos de água.
A erosão destrói, não apenas os solos, mas também as águas e tem-se tornado num problema muito sério em todo o mundo. Para minimizar este problema é necessário que se

Relacionados