Desestímulo docente

Páginas: 5 (1209 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
A construção do desestímulo docente
______________________________________________________________________________
Maria Andreia Garcia
Waleska Raquel Andrade de Carvalho
______________________________________________________________________________

INTRODUÇÃO

Temos por objetivo deste ensaio, a problemática dentro da Instituição Escolar, observando como alvo o docente, que perante asociedade encontra-se desacreditado.
Observa-se um mal estar perante a profissão da docência e uma grande desmotivação no ato de ensinar, onde diversos fatores são responsáveis pelo abandono da profissão. Esse processo lento e muitas vezes irremediável, transborda em problemáticas que provém da sociedade e volta a mesma. Tornando a educação sem qualidade e objetivos.

Diante da atual situaçãoem que se encontra nosso país, onde jovens vivem a beira de abismos e a sociedade desestimulada não consegue encontrar uma forma de conduzir os filhos, onde o ser humano desacreditou da sua espécie, onde os valores se inverteram, dando lugar ao consumismo, o ter, o poder, e o ser ficou esquecido, criando pessoas alienadas aos modismos, surgem questões pertinentes ao futuro. Como estaremos daqui a50 anos? O que fazer? Quem é o responsável por essa desculturização de nossa nação? Quais os pilares da integridade do ser humano?
Um conjunto se forma, entrelaçadamente para resolver, a longo prazo, o que se perdeu, e a educação é o principal. Educação de uma forma bem abrangente, onde diz respeito à provinda de berço, a educação familiar, a educação social, e o tema desse nosso ensaio queé a educação escolar.
Aqui discutiremos o universo vivenciado pelos docentes, nesse caos que se transformou a sociedade, tendo um núcleo onde se é vivenciado as seqüelas de todas essas mazelas, que é o interior de uma sala de aula.
Conforme expressão cunhada pelo pesquisador espanhol José Manuel Esteve (1992), paira um “mal estar docente”. Professores dentro de sala de aula desmotivados e abeira de um ataque de nervos. Carregando um fardo que não é seu, o qual a sociedade abstêm de sua responsabilidade.
Dentro deste contexto, observamos vários fatores que proporcionam o desestímulo e até mesmo o abandono da profissão. O maior deles seria a baixa remuneração. Professores vivem numa luta diária, acumulando funções, onde no final do mês o que recebe mal dá para seu sustento. Masesse fator, muitas vezes, não contribui totalmente para o abandono da profissão, pois os docentes sentem-se presos a educação pela sua formação e por falta de horizontes mais promissores. Outro fator importante é a alta rotatividade dos professores na rede pública, onde por força de contratos temporários, faz com que a maioria dos professores sejam transferidos para onde estiver precisando desubstituição de outros professores, gerando assim má qualidade nas relações interpessoais no ambiente de trabalho e a falta de vínculo com a escola e consequentemente com a profissão. Questões como qualidade de trabalho e crescimento profissional também são um grande peso no desestímulo desses professores.

De acordo com Flavinês Rebolo Lapo e Belmira Oliveira Bueno “ podemos dizer que oabandono é conseqüência da ausência parcial ou do relaxamento dos vínculos, quando o confronto da realidade vivida com a realidade idealizada não condiz com as expectativas do professor, quando as diferenças entre essas duas realidades não são passíveis de serem conciliadas, impedindo as adaptações necessárias e provocando frustrações e desencantos que levam à rejeição da instituição e/ou daprofissão”.
De acordo com uma pesquisa, a escolha da profissão docente, nem sempre ocorre por afinidade ou amor a tal, mas dentro das circunstâncias vivenciadas o indivíduo que almejava ser médico, advogado, arquiteto, etc, não consegue meios para seguir tais profissões, ficando assim com a escolha possível que seria a docência.
Segundo Bohoslavsky (1977), quando o indivíduo pensa em uma profissão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • docente
  • DOCENTE
  • docente
  • docente
  • Docentes
  • docente
  • Docente
  • Docente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!