Desertejo- arte e tecnologia

1282 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE ARTES VISUAIS
DISCIPLINA: ARTE E TECNOLOGIA

Angela Francilaini de Moraes Baessa
O artista Baseando-se em leituras e pesquisas sobre Gilbertto Prado, consideramos como um dos artistas brasileiros mais atuantes no campo da arte e da mídia, que desde os anos 70 vem participando intensamente de diversos projetos que visam à necessidade de novos olhares, ouvires na arte tecnológica.
Gilbertto Prado é um artista que atua basicamente em dois campos dentro da arte e tecnologia: em instalações interativas e em arte em rede. Sua trajetória está ligada com o próprio percurso das artes aos meios de comunicação: já realizou trabalhos de arte postal, fax-arte, redes computacionais pré-internet, sites na rede e por último, realidade virtual. Sua postura, investigativa, vem sendo demonstrada por projetos de pesquisa e reflexão teórica com o site wAwRwt, que visa observar espaços de arte na rede Internet.
“A tecnologia faz parte do meu universo de referências e de vivências..Cada trabalho é um processo, cada trabalho é um diálogo. Esta é minha aproximação como artista; tentar explorar essas possibilidades é de alguma forma criar zonas de suspensão, abrir hiatos e sonhar o mundo em que vivemos”. (PRADO, 2004)
Prado consegue extrair o máximo de poesia do trabalho com as máquinas, evitando aquela frieza que muitas vezes subentende-se nas instalações mediadas com a tecnologia, sendo um dos talentos mais autênticos que surgiram recentemente no campo das artes eletrônicas.
Sua tese de doutorado defendida em 1994 na Universidade de Paris I, Panthéon Sorbonne, teve por tema as experimentações telemáticas, que é uma das primeiras realizadas abordando essas questões. Tem realizado e participado de inúmeras exposições no Brasil e no exterior.
A obra
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma leitura crítica a partir de estudos de Nara Cristina Santos da obra “Desertejo” de Gilbertto Prado,

Relacionados

  • QUANDO O JOGO ELTRÔNICO VIRA ARTE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O “GAME ART”.
    4777 palavras | 20 páginas