Desertaçai do filme filadelfia

857 palavras 4 páginas
Em uma sociedade multicultural e plural em que a liberdade é um dos principais pilares de sustentação; e só é possível se concretizar as duas: de consciência e de expressão, a nossa consciência livre, é tudo que se relaciona com a crença e a de expressão é a manifestação externa dessas crenças, ainda nota-se a discriminação e o preconceito praticados contra pessoas que têm escolhas diferentes.
O Artigo 5º da Constituição Federal (CF), afirma que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade neste mesmo artigo, ao tratar dos direitos e garantias fundamentalistas, art. 5º inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato e o art. 5º inciso VI dispõe: “é inviolável a liberdade de consciência e de crença”. Entretanto, qualquer forma de violência e discriminação contra o ser humano fere a constituição e o respeito devido a todas as pessoas independentemente de suas escolhas sexuais negando o direito da livre consciência e expressão de cada cidadão.
A homofobia define o ódio, o preconceito, a repugnância que algumas pessoas têm contra os homoafetivos e desde 1971 esse termo vem sendo estudado, essa prática é vista nos dias atuais e vem de longa data, pois vivemos em uma sociedade machista e discriminadora, o preconceito contra os grupos minoritários só muda a nomenclatura, mas a gravidade e as injustiças sofridas por esses grupos têm a mesma intensidade. Remete a um medo irracional dos homoafetivos, com uma conotação profunda de repulsa, total aversão, mesmo sem motivo aparente. Trata-se de uma questão enraizada ao racismo e a todo tipo de preconceito.
O filme Filadélfia que tem em seu elenco Tom Hanks em uma brilhante atuação no qual se observa a falta de respeito às diferenças gerando uma série de preconceitos sofridos pelo personagem que é homoafetivo e, é portador

Relacionados