desertação células tronco e clonagem

1575 palavras 7 páginas
Eleni Dias de Souza

DISSERTAÇAO CRÍTICA
SOBRE CELULAS TRONCO E CLONAGEM

Irecê-Ba
2014

Eleni Dias de Souza

DISSERTAÇAO CRÍTICA
SOBRE CELULAS TRONCO E CLONAGEM
Trabalho solicitado pelo Professor Augusto Césare, que rege a disciplina de Genética e evolução.

Irecê-Ba
2014
Com os avanços das ultimas décadas, no campo da biotecnologia, proporcionou ao homem grandes conhecimentos. O Estudo das células-tronco e a clonagem desencadeou uma revolução médico-científica que começou a desvendar a chave do próprio mistério da vida. Porém juntamente com essa revolução surgiram questionamentos éticos, morais, científicos e religiosos.
As células tronco são células que tem a capacidade de se dividir e originar duas células semelhantes a sua progenitora, se transformam num processo chamado diferenciação celular em tecidos do corpo como ossos, nervos, músculo fígado e sangue também são encontradas em células embrionárias, cordão umbilical e liquido amniótico. É por isso que tem muita importância sobre todo na aplicação terapêutica de doenças cardiovasculares,neurodegenerativa, cerebrovasculares, dermatológicas, diabetes mellitus tipo 1, traumas na medula espinal eneuropatias.
Há três possibilidades de extração das células-tronco do corpo humano. Elas podem ser adultas (as que estão na medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta), embrionárias(São encontradas no embrião humano e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes) ou mesenquimais(utilizadas para reparar ou regenerar tecidos danificados como ósseo, cartilaginoso, hepático, cardíaco e neural), esta ultima tem poderosa atividade imunossupressora, e se pode aplicar na clínica em doenças autoimunes e transplantes. Em adultos, residem principalmente na medula óssea e no tecido adiposo.
O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas.
No Brasil Permite a

Relacionados