desenvolvmente social

Páginas: 34 (8316 palavras) Publicado: 23 de março de 2014


VIDA ADULTA

É difícil distinguir as etapas posteriores à adolescência por causa da impossibilidade de se determinar limites e momentos-chave comuns a todas as pessoas no transcurso desse ciclo vital.
Aqui, propomos a seguinte distinção:
. 18 a 25 anos: juventude ou segunda adolescência;
. 25 a 30 anos:vida adulta jovem ou precoce;
. 30 a 50 anos: vida adulta média;
. 50 a 65 anos: vida adulta tardia ou segunda vida adulta.


















JUVENTUDE E VIDA ADULTA JOVEM

A juventude costuma ser denominada segunda adolescência, adolescência superior ou período de amadurecimento adolescente, devido à “moratória” ou prolongamento artificial daadolescência na sociedade contemporânea. É uma etapa artificial de transição até o indivíduo chegar à autonomia e à responsabilidade plena.
Durante esse período, as estruturas morais e intelectuais atingem o auge; diminuem as mudanças fisiológicas (ápice físico e intelectual); há estabilização afetiva, ingresso na vida social plena, início do trabalho e/ou dos estudos superiores; é tambémfrequente o início da vida matrimonial. A pessoa atinge o autossustento social, psicológico e econômico.
A vida matrimonial e o trabalho são elementos básicos para o amadurecimento da personalidade, e em muitos casos são adiados devido às exigências e normas culturais contemporâneas, prolongando-se assim a dependência familiar e favorecendo-se nos jovens, entre outras modificações, as flutuaçõesafetivas, a falta de experiências vitais, a tendência a idealizar.
É a etapa do encontro ou do conflito entre gerações, da continuidade ou descontinuidade entre as idades. É o período em que as pessoas começam a modelar seu projeto de vida, sua vocação. Embora ainda tenham de fazer importantes escolhas na vida, estas, diferentemente do que ocorre na adolescência, são feitas já no decorrer de umcaminho, e assim as pessoas colocam à prova ou modificam seu plano de vida.
Do ponto de vista físico, é a época da plenitude, caracterizada pela junção de força, energia e resistência. Aos 25 anos, a maior parte das funções corporais está completamente desenvolvida. Também por volta dos 25 anos atinge-se a força muscular máxima e aos, 20, a maior agudeza sensorial.
Os homens atingem suaestatura máxima por volta dos 21 anos e as mulheres, por volta dos 18.
As doenças são menos frequentes na juventude, que representa o grupo populacional mais saudável, no qual os casos agudos predominam sobre os crônicos. A maior causa de morte nessa fase são os acidentes e atos de violência. Nos Estados Unidos, uma estatística mostra que no caso da população de 18 a 30 anos, de cada quatromortes, três são violentas, causadas por acidentes, homicídios ou suicídios.
Heinz Remplein assinala que na vida adulta jovem o impulso de impor-se é aumentado, em especial no sexo masculino, que sente intensa necessidade de expandir-se. Assim, a pessoa nessa faixa etária deseja o êxito e a ascensão social, com predomínio de uma atitude otimista. O individuo preocupa-se em aproveitar aspossibilidades de realização pessoal.

D. Levison afirma que a meta do desenvolvimento adulto é a construção de uma estrutura de vida que se forma na juventude e na vida adulta jovem. Para ele, essa estrutura de vida envolve aspectos externos (participação social e cultural, família, atividade religiosa, trabalho, por exemplo) e internos (valores, vida afetiva, por exemplo). A formação da estruturade vida permite que as pessoas passem por períodos estáveis, em geral de seis a oito anos, nos quais realizam escolhas para desenvolver sua vida; entre esses períodos, há outros, de transição de quatro a cinco anos, nos quais as pessoas reavaliam sua vida e exploram novas possibilidades. São ciclos que envolveriam toda a vida adulta:
Levinson divide a juventude e a vida adulta jovem em três...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociais
  • Social
  • sociais
  • social
  • Social
  • SOCIAIS
  • social
  • E- Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!