DesenvolvimentoLexical

762 palavras 4 páginas
A linguagem é uma das formas de realizar a representação dos conceitos adquiridos e em aquisição. Tem inicio ao mesmo tempo em que as outras formas de representação como os gestos, desenhos e jogos simbólicos, segundo Sinclair (1975).
O desenvolvimento lexical, ou seja, o desenvolvimento do vocabulário da criança, se desenvolve a partir das suas relações com o meio em que vive. Portanto em um dado momento a criança começa a recuperar através da fala todas as suas experiências, que tem inicio por meio dos gestos, jogos antes mesmo das primeiras palavras.
Levando em consideração suas limitações cognitivas segundo Piaget, esse desenvolvimento começa a acontecer entre os 9/12 meses da criança. Portanto, a criança quando sai do período pré-linguístico, começa a partir da aquisição da linguagem verbal ganhar vocabulário.
A criança passa por interferências nas aquisições semânticas, que se dão pelo desenvolvimento motor (permitindo a exploração), o reconhecimento de objetos e o jogo simbólico. O nível de suas experiências e da organização interna do mundo que a rodeia irá interferir nas suas aquisições semânticas. Quanto melhor é a interação da criança com os outros e com o mundo que a rodeia e a qualidade da interação, melhor será seu desenvolvimento da dimensão lexical, maior será a aquisição do seu vocabulário.
A vertente lexical é a que mais se desenvolve durante a primeira infância. Portanto o período da pré escola é considerado um tempo de rápida aquisição de vocábulos e conceitual também, devido ao fato de que a criança se depara com um mundo cheio de informações, cores, sons e indivíduos que possuem diferentes experiências a serem compartilhadas com o grupo, que acrescentará no seu desenvolvimento.
No primeiro ano da criança seu vocabulário é de 2 a 3 palavras. Apesar das diferenças individuais de cada criança, suas primeiras palavras têm como alvo do vocabulário significados universais, com palavras ligadas a família (pai, mãe, avó...), alimentos (leite,

Relacionados