DESENVOLVIMENTOE AVALIAÇÃO DA ACEITAÇÃO DE ALFAJOR SEM LACTOSE E SEM GLÚTEN PARA DIETAS COM LIMITAÇÕES DE INGREDIENTES

3267 palavras 14 páginas
FACULDADE FÁTIMA
CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

Carla de Menezes
Elizabeth Piazza
Franciele Cechinato
Grasiela Poltronieri
Luane Kelly Michaelsen

.

DESENVOLVIMENTOE AVALIAÇÃO DA ACEITAÇÃO DE ALFAJOR SEM LACTOSE E SEM GLÚTEN PARA DIETAS COM LIMITAÇÕES DE INGREDIENTES

Projeto desenvolvido na disciplina de
Rotulagem e Desenvolvimento de Produtos.
Orientadora: Márcia Keller Alves

CAXIAS DO SUL, 2012.
Alfajores Soy Life
Introdução:
A intolerância a alimentos específicos é gerada através da incapacidade de desintoxicação do organismo em relação a algum componente alimentício.Dois exemplos que podem ser mencionados são a Intolerância à Lactose e a Doença Celíaca (FELL, 2001 adaptado).
Tanto para celíacos quanto para intolerantes à lactose, não existe cura; contudo os sintomas de ambos podem ser diminuídos ou até mesmo desaparecer se retirado por completo da dieta alimentos que contenham glúten e lactose respectivamente (FLORES, 2010).
A lactose é o açúcar predominante no leite (MOREIRA, 2006). Intolerância à lactose pode ser explicada pela deficiência de lactase, enzima responsável por digerir a lactose (WIILT, 2010).
No caso de intolerância à lactose, aingestão de leite pode causar diarréias e distensão abdominal entre outros (WIILT, 2010). Com a redução ou a isenção da lactose da alimentação, é necessário incluir outros alimentos ricos em proteínas, cálcio, riboflavina e vitamina D. Uma opção para a substituição da lactose é a inclusão da soja na dieta (MAURICIO, 2010).
A doença celíaca é caracterizada pela intolerância alimentar ao glúten, um processo inflamatório que envolve a mucosa do intestino delgado, levando a atrofia das vilosidades intestinais, caracterizando uma desordem autoimuneem indivíduos geneticamente susceptíveis, tornando-se uma intolerância permanente com consequente prejuízo da absorção de nutrientes (RODRIGUEZ, 2010; ARAÚJO, 2010; SILVA, 2010). Os sintomas surgem em qualquer idade, com maior

Relacionados