Desenvolvimento

Páginas: 8 (1792 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
INTRODUÇÃO

A região Centro-Oeste faz parte das cinco subdivisões do Brasil. Os estados que compõem o Centro-Oeste são: Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A soma das áreas dos quatro estados resulta num total de 1.606.371,505 km². Essa área lhe dá o status de segunda maior região do Brasil, em superfície territorial. A segunda maior região também é uma das menospopulosas. A densidade populacional dela, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 8,26 habitantes/km². E mais, de acordo com as estatísticas do órgão, a região Centro-Oeste possui cerca de 14 milhões de habitantes.















CAPITULO 1
LOCALIZAÇÃO E POPULAÇÃO


O Estado de Mato Grosso do Sul está localizado ao sul da Região Centro-Oeste.

Limites
Norte : Estado deMato Grosso
Nordeste : Estados de Goiás e Minas Gerais
Leste : Estado de São Paulo
Sudeste : Estado do Paraná
Sul e Sudoeste : Paraguai
Oeste com a Bolívia
A Região Centro-Oeste abrange uma área de 1 606 371 km², onde vivem 14.058.094 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população absoluta do Centro-Oeste é a menor entre as demais Regiões(Sudeste, Sul, Norte e Nordeste).









CAPITULO 2
ECONÔMIA
A Região Centro-Oeste do Brasil apresenta população urbana relativamente numerosa. No meio rural, entretanto, predominam densidades demográficas muito baixas, o que indica que a pecuária extensiva é a atividade mais importante. A agricultura comercial, por sua vez, vem ganhando grande destaque nos últimos anos e já supera o extrativismomineral e vegetal. As atividades industriais, entretanto são ainda pouco expressivas. A agricultura de subsistência, com o cultivo de milho, mandioca, abóbora, feijão e arroz, através de técnicas primitivas, sempre se constituiu em atividade complementar à pecuária e ao extrativismo.
As economias presentes na região centro oeste são:
Agricultura , Pecuária , Extrativismo , Extrativismo vegetal,Extrativismo animal , Indústria , Transportes.
Goiás
A pecuária é outro setor da economia que é bastante promissor, principalmente na produção da carne bovina. A criação de gado recompensa o Goiás com o terceiro maior rebanho de gado do Brasil. Além da produção de carne, o estado lucra com leite, couro, lã e pele. A indústria e o comércio atuam juntamente com a produção de alimentos da terra. Após aimplantação de agroindústrias na região, Goiás se tornou um dos principais produtores de tomate. Além disso, vale lembrar que o estado da região Centro-Oeste produz, em grandes quantidades, o arroz, o café, o algodão, o feijão, o milho, a cana-de-açúcar, o sorgo, o trigo, o alho, o girassol, o tomate e outros. (...)
Mato Grosso
Na economia mato-grossense, a agricultura e a pecuária se sobressaem. Aagricultura com a exportação de grãos. A soja é o principal cultivo e produto das exportações. Na época colonial, os principais produtos agrícolas eram a cana-de-açúcar, a erva-mate, a poaia e a borracha. A criação de gados era outra comum do período.
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul se encontra em excelente posição, se considerarmos as relações comerciais. Faz fronteira com outros países ecom grandes centros comerciais como São Paulo, Paraná e Minas Gerais. A economia sul-mato-grossense é focada na produção rural, indústria, extrativismo, turismo e prestação de serviços.

A agropecuária é uma atividade forte na região. Mato Grosso do Sul mantém um dos maiores rebanhos bovinos do país – sem contar que, como a região é coberta pela vegetação do pantanal, a qualidade alimentar dogado é bem melhor.
Distrito Federal

O Distrito Federal não possui altas taxas de produção agrícola, muito menos de produção pecuária, nada disso. Esses elementos estão distribuídos em 8% de toda a economia do DF. A economia do Distrito Federal é, de acordo com o IBGE, baseada, 91%, no segmento de prestação de serviços. O Produto Interno Bruto é de cerca de R$ 120 bilhões.

São 40% dos moradores da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento
  • desenvolvimento
  • Desenvolvimento
  • Desenvolvimento
  • Desenvolvimento
  • DESENVOLVIMENTO
  • Desenvolvimento
  • Desenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!