Desenvolvimento e posicionamento de um serviço inovador no mercado: como inserir satisfatoriamente um novo serviço à cultura do caminhoneiro autônomo – são paulo, 2012

Páginas: 22 (5258 palavras) Publicado: 13 de março de 2013
Desenvolvimento e posicionamento de um serviço inovador no mercado: Como inserir satisfatoriamente um novo serviço à cultura do caminhoneiro autônomo – São Paulo, 2012

Silvia Maria de Vasconcellos 1
Miriam Ferreira Oliveira Coelho 2
Antonio Pereira de Souza 3
Alex Mauro Oliveira 4




Resumo

O objetivo do artigo é apresentar o processo de desenvolvimento e posicionamento de um novoserviço no mercado nacional, identificando as oportunidades, necessidades e barreiras existentes no mercado, que podem interferir diretamente na aceitação do serviço por parte do público-alvo.
O artigo visa identificar de que maneira uma nova marca e um novo serviço pode se posicionar satisfatoriamente no mercado, de modo a adentrar à cultura do seu público-alvo – caminhoneiros autônomos – eganhar respeito e credibilidade ao longo do tempo.
Serão abordados os principais desafios a serem enfrentados pela empresa Procargas Ltda, que oferece um sistema inovador de busca de cargas, direcionado aos caminhoneiros autônomos, bem como as vantagens mercadológicas do serviço, e de que modo elas podem ser exploradas em benefício da empresa, da marca e do serviço oferecido.

Palavras-Chave:Transporte; Inovador; Atendimento.

1 Graduanda em Tecnologia em Marketing (UMESP), atua como Gerente de Contas;
2 Graduanda em Tecnologia em Marketing (UMESP), atua como Representante Farmacêutica;
3 Graduanda em Tecnologia em Marketing (UMESP); atua como Gerente de Contas
4 Graduanda em Tecnologia em Marketing (UMESP),atua como Vendedora.




Introdução

O mercado de transporterodoviário no Brasil é um dos que mais cresce ao longo dos anos, já que acompanha o crescimento da economia brasileira. Apesar de ser um setor em franca expansão, o transporte de cargas no Brasil possui diversas deficiências. Os trabalhadores que atuam como transportadores autônomos sofrem com a falta de estrutura nas estradas, falta de estrutura no dia-a-dia, seja para encontrar um local para descansar, sealimentar, banhar-se, entrar em contato com a família, e com a dificuldade de encontrar as cargas disponíveis para transportes nas transportadoras. Além disso, os caminhoneiros autônomos precisam pagar para os chamados “agenciadores de cargas” para ter acesso às cargas disponíveis nas empresas. Estes “agenciadores” nada mais são que autônomos que têm contatos dentro das transportadoras econseguem as informações das cargas, vendendo a informação para o caminhoneiro. No entanto, estes agenciadores cobram uma taxa da transportadora, que precisa do caminhoneiro para transportar suas cargas, e uma taxa do próprio caminhoneiro, que precisa encontrar a carga, lesando o caminhoneiro, que recebe menos pela carga e paga pela informação.
O pagamento da informação ao agenciador, no entanto, nãogarante a carga ao caminhoneiro; é uma corrida contra o tempo: quem chegar primeiro na transportadora carrega a carga. Se o caminhoneiro não conseguir carregar deve pagar novamente o agenciador para conseguir outra carga.
E foi neste contexto de deficiência do mercado que surgiu a ideia de criar um serviço que pudesse suprir esta necessidade do mercado, através de um sistema inovador e de umaempresa inovadora, denominada Procargas. O serviço, que chega ao mercado para suprir uma necessidade, no entanto, precisa ser muito bem trabalhado e apresentado para conquistar o respeito e confiança do seu público-alvo; para isso, é preciso analisar todos os parâmetros mercadológicos que envolvem o novo serviço e a nova marca (POLIZEI, 2008).

Problema da Pesquisa
A questão que envolve estanecessidade do mercado e a oportunidade da criação de uma nova marca e serviço envolve também um ponto determinante: como desenvolver e posicionar este novo serviço no mercado, de modo que os clientes compreendam o objetivo da nova marca/serviço e vejam vantagens em tornar-se cliente, levando-se em consideração toda a inovação que vem com este novo serviço? (POLIZEI, 2008)


Objetivo da Pesquisa
De...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como inserir um novo serviço no mercado?
  • Posicionamento de serviços em mercados competitivos
  • Inovação e desenvolvimento de novos serviços
  • SERVICO INOVADOR
  • Desenvolvimento e comercialização de novos produtos e serviços
  • SERVIÇO INOVADOR
  • Produto ou Serviço Inovador
  • Prestacao de servicos autonomos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!