Desenvolvimento e planejamento econômico: o papel do pac

Páginas: 20 (4909 palavras) Publicado: 30 de maio de 2013
Desenvolvimento e Planejamento Econômico:
O papel do PAC
(Programa de Aceleração do Crescimento)

INTRODUÇÃO

O presente artigo procura apresentar o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – como um importante incremento financeiro na economia brasileira, que reconhece a necessidade de aumento dos investimentos públicos em infraestrutura social e urbana.
Na primeira parte mostra-sede forma sucinta a conjuntura econômica brasileira antes da criação do PAC, abordando as baixas taxas de crescimento interno, a adoção da liberdade econômica, a influência da economia global no contexto brasileiro e a privatização de algumas empresas.
Na segunda parte abordamos o tema do Programa de Aceleração do Crescimento, sua criação em 2007, seus objetivos de acelerar o crescimentoeconômico e financeiro brasileiro e seus resultados no decorrer dos anos da implementação e execução do programa.
Para concluir este artigo mostramos a conjuntura econômica depois da implementação do PAC e sua relação com as empresas brasileiras. Demostrando as alterações realizadas na economia brasileiro e o crescimento do país como um todo, destacamos o crescimento do PIB e a redução da dívidaexterna.

A conjuntura econômica no Brasil nos anos de 1990 - 2002

Com o início da década de 90 ficou evidente no Brasil uma série de problemas que se colocaram como um verdadeiro entrave para o desenvolvimento da economia nacional, entre eles destaca-se a hiperinflação e o atraso tecnológico da estrutura da economia nacional.
Na tentativa de solucionar estes problemas, a política do governo sedirecionou de acordo com contexto internacional do momento, o qual estava baseado na liberdade econômica e diminuição da participação do Estado na economia.  Com a abertura econômica e financeira, o governo tinha como objetivo a modernização da indústria nacional e de seus processos produtivos, na medida em que a concorrência com indústrias estrangeiras exigiria uma maior competitividade dasnacionais. Além disso, com o desenrolar da crise ao longo da década de 90, acreditava-se que o Estado ao privatizar setores ficaria desonerado e poderia ter mais capacidade para conduzir ações que visassem o avanço da economia nacional.
O Estado intervencionista, protetor e grande realizador de investimentos na infra-estrutura foi questionado frente à situação difícil da economia. No lugar desse estadosurge um estado liberal que passa a realizar uma política orçamentária via retenção de gastos públicos, política monetária restritiva e a realização de uma reforma tributária para gerar um maior número de divisas. Entretanto, esses parâmetros, dos quais continham a abertura comercial e financeira, colocou o país em uma situação de dependência das oscilações do mercado externo. Para proteger-se dasvariações no setor externo que ocasionam redução de capitais, o governo passou a adotar políticas de elevadíssimas taxas de juros. 
Com a mudança da política econômica na década de 90, o antigo padrão de crescimento baseado na empresa privada nacional e estatal, transferiu a responsabilidade de decisão de investimentos para as empresas estrangeiras por meio de privatizações e concessões. Dessaforma reduziu substancialmente os investimentos públicos em várias áreas da atividade econômica em infra-estrutura. O Brasil se deparou com taxas baixas de investimento público em infra-estrutura, no período 1995 a 2002, ficando as taxas de crescimento entre 3% e 1,5% neste período. De acordo com o modelo de gerações implementado nesta época os investimentos em infra-estrutura no Brasil teriam queatingir cerca de 5% do PIB para maximizar o impacto sobre o crescimento econômico.
Contudo, nos anos 90, uma das medidas para se inserir na nova ordem econômica mundial era a diminuição do Estado em setores estratégicos da economia para que esses pudessem ser mais eficientes. Sendo assim, o governo transferiu o controle de grande parcela dos investimentos em infra-estrutura para o setor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Papel das Incubadoras de Empresas no Desenvolvimento Econômico
  • O papel da educação infantil no desenvolvimento e cresicmento economico de uma nação.
  • O papel da moeda no processo de desenvolvimento econômico regional
  • O PAPEL DO MERCADO DE CAPITAIS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL
  • Desenvolvimento sustentável e o pac
  • Pac
  • O PAPEL DA AGROINDÚSTRIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA REGIÃO SERRANA DE SANTA CATARINA
  • O papel do planejamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!