desenvolvimento e aprendizagem. A zona de desenvolvimento proximal

Páginas: 11 (2502 palavras) Publicado: 8 de fevereiro de 2015
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL.
Nesta perspectiva sócio-interacionista, sócio-cultural ousócio-histórica, de Vygotsky, a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem esta ligada ao fato do ser humano viver num meio social, sendo este a alavanca para os dois processos.
Entenderemos melhor essa relação ao analisarmos o conceito de zona dedesenvolvimento proximal, como lidar com o desenvolvimento natural da criança e estimula- lá através da aprendizagem? Como esta pode ser efetuada de modo a contribuir para o desenvolvimento global da criança?
De acordo com Vygotsky o desenvolvimento principal é o psicológico mental que é promovido pela convivência social, pelo processo de socialização , além das maturações orgânicas , depende daaprendizagem na medida em que se dá por processos de internalização de conceitos, que são promovidos pela aprendizagem social, principalmente aquela planejada no meio escolar ou seja para Vygotsky, não é suficiente ter todo aparato biológico da espécie para realizar uma tarefa se o individuo não participa de ambientes e práticas especificas que propiciem esta aprendizagem. Não podemos pensar que a criançase vai desenvolver com o tempo, pois esta não tem, por si só, instrumentos para percorrer sozinha o caminhodo desenvolvimento, que dependerá das suas aprendizagens mediante as experiências a que foi exposta. Neste modelo, o sujeito no caso, a criança é reconhecida como ser pensante, capaz de vincular a sua ação à representação de mundo que constitui a sua cultura, sendo a escola um espaço e umtempo onde este processo é vivenciado onde o processo de ensino- aprendizagem envolve diretamente a interação entre sujeitos.
Para Vygotsky a zona de desenvolvimento proximal (ZDP), é a distância entre o nível de desenvolvimento real da criança, determinado pela sua capacidade de resolver problemas de forma independente, e o seu nível de desenvolvimentoproximal, demarcado pela capacidade desolucionar problemas com a ajuda de um parceiro mais experiente.
São as aprendizagens que ocorrem na ZDP que fazem com que a criança se desenvolva ainda mais conseguindo superar-se. È justamente nesta zona de desenvolvimento proximal que a aprendizagem mais significativa vai ocorrer, a função de um educador escolar, por exemplo, seria de favorecer esta aprendizagem, servindo de medidor entre a criança eo mundo, como foi destacado anteriormente, é no âmago das interações no interior do coletivo, das relações com o outro, que a criança terá condições de construir as suas próprias estruturas psicológicas. É assim que as crianças, possuindo habilidades parciais, as desenvolvem com a ajuda de parceiros mais habilitados (mediadores) até que tais habilidades passem de parciais a totais, temos quetrabalhar, portanto, com a estimativa das potencialidades da criança, potencialidades estas que, para tornarem-se desenvolvimento efetivo, exigem que o processo de aprendizagem, os mediadores e as ferramentas de aprendizagem estejam integrados num ambiente adequado. Temos, portanto, uma interação entre desenvolvimento e aprendizagem, que se dá da seguinte maneira, num contexto cultural, com aparatobiológico básico que lhe dá a capacidade para interagir com os outros, o indivíduo desenvolve-se movido por mecanismos de aprendizagem provocados por mediadores.
PENSAMENTO E LINGUAGEM.
A linguagem é antes de tudo social. Portanto, sua função inicial é a comunicação, expressão e compreensão, essa função comunicativa e esta estreitamente combinada com o pensamento.
A comunicação é uma espécie defunção básica porque permite a interação social e ao mesmo tempo, organizar o pensamento para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa três fases: a linguagem social, que seria esta que tem por função denominar e comunicar, e seria a primeira linguagem que surge, depois teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem anterior, intimamente ligada ao pensamento.
A LINGUAGEM EGOCENTRICA
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zona de desenvolvimento proximal
  • Ensinar: zona de desenvolvimento proximal
  • zona de desenvolvimento proximal
  • O ERRO NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
  • Vigotsky e a sua zona de desenvolvimento proximal
  • Minha perspectiva de Zona de Desenvolvimento Proximal
  • zona de desenvolvimento proximal
  • Zona de Desenvolvimento Proximal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!