Desenvolvimento e aprendizagem mototora

605 palavras 3 páginas
IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO :

• Somente o desenvolvimento perceptivo-motor correto garantirá a criança uma concepção mais ajustada sobre o mundo externo que a rodeia.
• Dificuldades de aprendizagem simbólica (representação do mundo de forma verbal, escrita e teleológica), refletem uma deficiente integração das noções espaço e tempo que são fundamentais para a organização do sistema sensório-motor da criança.
• Qualquer aprendizagem escolar, quer se trate de leitura, escrita ou de cálculo (lógicomatématica) é, fundamentalmente, um processo de relação perceptivo-motora.
• A garantia de um pleno desenvolvimento preceptivo motor por parte da criança, oferecerá condições para favorecer o amadurecimento e depuramento de suas estruturas cognitivas.
É PELO COMPORTAMENTO PERCEPTIVO-MOTOR que a criança aprende o MUNDO DO QUAL FAZ PARTE.
• O desenvolvimento global da criança depende (apoia-se) no comportamento perceptivomotor, o qual exige como condição variadas oportunidades de aplicação: a exploração lúdica, o controle motor, a percepção figura-fundo, integração intersensorial (sentidos), noção de corpo, espaço e tempo, etc.
DESENVOLVIMENTO MOTOR :

Campo de investigação que estuda o comportamento motor (habilidades padrões, generalizações motoras e capacidades físicas) em populações normais ou não em diferentes faixas etárias. Estuda as teorias que fundamentam o sentido/significado do movimento humano no processo de desenvolvimento e aprendizagem humana. Estabelece princípios básicos para fundamentar a ação pedagógica.

Freire enfatiza como função da educação física o desenvolvimento da habilidades motoras, porém no contexto lúdico de jogo e de brinquedo, desenvolvidas a partir do universo da criança.
Além disso, ele afirma que "a escola deve buscar não é que a criança aprenda esta ou aquela habilidade para saltar ou para escrever, mas que através dela ela possa se desenvolver plenamente" (1989, p. 76)

Sabemos que o corpo é

Relacionados