Desenvolvimento texto Papeis sociais

Páginas: 5 (1222 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2015
Papéis sociais e envelhecimento em uma perspectiva de curso de vida – Silva e Gunther
O envelhecimento bem sucedido é visto como um processo geral de adaptação descrito como otimização seletiva com compensação (Baltes, 1991). Depreende-se, então, que com a crescente limitação imposta pela natureza biológica e no intuito de aumentar suas potencialidades, a tarefa adaptativa do idoso consiste emselecionar metas e objetivos mais importantes, otimizar recursos e compensar perdas.
As pesquisas têm demonstrado, entretanto, que as mudanças biológicas não devem ser encaradas como doenças. Hábitos de vida, condições de moradia, emprego e saúde interferem na qualidade de vida e geram um perfil diferenciado de envelhecimento. A motivação, a educação e a cultura favorecem os processos cognitivos,motores, sensoriais e intelectuais. Ocorre, também, a diminuição do potencial biológico e o aumento da necessidade de utilização dos recursos psicológicos, sociais e materiais oferecidos pela cultura, para compensar tais perdas.
A teoria de curso de vida enfatiza a importância da seleção de prioridades de vida para uma regulação efetiva dos processos desenvolvimentais.
Para alcançar aintegridade do “ego” é importante que o idoso possa fazer uma revisão de sua vida para dar-lhe sentido e reorganizar criativa e positivamente sua personalidade- 8º estágio Erikson.
Papéis sociais, são influenciadas pelo que se espera de uma pessoa e pelo que a própria pessoa espera de si mesma. Tais papéis sociais apresentam propriedades positivas ao favorecerem oportunidades de aquisição e uso dehabilidades.
A teoria de curso de vida enfatiza a importância da seleção de prioridades de vida para uma regulação efetiva dos processos desenvolvimentais. Essas prioridades e os investimentos pessoais não são arbitrários, pois envolvem concepções subjetivas de curso de vida e refletem tarefas evolutivas que as pessoas desempenham (Baltes, 1998). Segundo Neri (1991), as preferências individuais, asexpectativas quanto ao futuro, as realizações e as metas são indicativas das tarefas evolutivas.
Objetivo:
Considerando que o processo de envelhecimento gera uma agenda de desenvolvimento individual, que inclui a delimitação de papéis esperados pela sociedade (Neri, 1995), o propósito deste trabalho foi estudar os papéis sociais desempenhados por adultos a partir de 50 anos, com o objetivo de: (1)identificar as tarefas evolutivas desempenhadas pelos respondentes deste estudo; (2) conhecer os papéis sociais por eles exercidos; (3) investigar possíveis relações entre as variáveis demográficas, tarefas evolutivas e papéis sociais

Para identificar as tarefas evolutivas, foram estabelecidos dois subgrupos de variáveis: (1) relativas ao envelhecimento: sinais, auto percepção do envelhecimento,percepção de como as outras pessoas veem os idosos; (2) relativas ao projeto de vida: o que mais gostou de haver realizado na vida, a preocupação principal no momento, como vive o seu dia e como imagina o futuro.
Para conhecer os papéis sociais dos respondentes, estabeleceram-se seis subgrupos de variáveis: (1) procedência: onde morava, lembranças do local onde morava; (2) moradia atual: tempo demoradia, motivos da mudança, o que mais agrada, o que menos agrada; (3) saúde: enfermidades e cuidados com a saúde; (4) arranjos de moradia: pessoas com as quais mora, tamanho da família; (5) atividades: atividades sociais, atividade que gosta e que não gosta de desenvolver; (6) rede de suporte: amigos, quem proporciona ajuda, tipos de ajuda que solicita, a quem ajuda e o tipo de ajuda que oferece.Resultados:
A maioria considera que esta envelhecendo e possuem uma visão negativa da velhice associada a indiferença, preconceito e desprezo.

Discursão:
Tarefas evolutivas: Os dados deste estudo demonstraram que o envelhecimento é visto como um evento de vida negativo associado a doenças, contrastando com expectativas sociais e valores culturais que priorizam beleza e produtividade. Neste sentido,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel da mulher e o seu desenvolvimento social
  • O papel da informação no desenvolvimento social
  • O papel da ciencia e tecnologia no desenvolvimento social
  • O PAPEL DO ENGENHEIRO NO GERENCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO E SOCIAL
  • O papel do educador social no desenvolvimento cidadão da criança
  • Papel Social e Papel Teatral
  • Papéis sociais
  • Papéis sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!