Desenvolvimento teórico de propulsão à jato !

Páginas: 6 (1283 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
Desenvolvimento teórico de propulsão à jato !

Propulsão a jato é o nome dado à força expelida por um motor através de um jato intenso de algum fluido, gerando impulso. Essa reação foi um dos avanços possibilitados pela aplicação da Terceira Lei de Newton.

A Terceira Lei de Newton ou Princípio de Ação e Reação diz que toda força é resultado da interação física de dois corpos distintos, oumesmo partes distintas de um mesmo corpo. Ou seja, quando um corpo A aplica uma força sobre um corpo B, recebe deste uma força de mesma intensidade e mesma direção, porém de sentido contrário.

O primeiro motor a jato surgiu em Alexandria. Tratava-se de um invento rudimentar chamado eolípila, que consistia em um esfera oca, cheia de água, com 2 tubos curvados, que quando aquecida girava em tornodo próprio eixo, aproveitando a propulsão causada pelo vapor.

Com o avanço da tecnologia esse conhecimento gerou vários tipos de motor a jato. Aviões e foguetes usam esse mecanismo para atingirem altas velocidades em curtos espaços de tempo. Os fluídos usando para esse fim são os mais variados, entre eles: água, vapor, gás, ar e até mesmo fogo.

Sem dúvida, a invenção dessa tecnologiafacilitou bastante a vida do homem moderno.

Segue abaixo os tipos de motores a jato:
TERMOJATO
Termojato é um tipo rudimentar de motor a jato. Seu mecanismo central ainda é um motor de combustão interna, mas no lugar deste mover uma hélice, ele aciona um compressor a gás, ou seja, o ar comprimido é direcionado em uma câmara de combustão, onde é dada a ignição e combustão. A alta temperatura geradapela combustão causa a expansão dos gases, fazendo com que estes sejam expelidos sob alta pressão do exaustor, criando assim força e empuxo.
O motor termojato gera maior potência que um motor a hélice de combustão interna. Isto foi demonstrado em certo número de aviões. A pesquisa sobre esse tipo de motor foi deixada de lado após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando a se tornou viável odesenvolvimento dos motores a jato, que geram empuxo e força para um compressor sem a necessidade de um motor a pistão para tanto.
TURBOJATO
Um motor turbojato é um tipo de motor de combustão interna normalmente usado para impulsionar aviões. O ar é sugado por um compressor rotativo e é comprimido, em sucessivos estágios para maiores pressões antes de passar pela câmara de combustão. O combustível émisturado ao ar comprimido e é queimado na câmara de combustão com o auxílio de ignitores. O processo de
combustão eleva significativamente a temperatura do gás, fazendo com que os gases expelidos expandam-se através da turbina, na qual a força é extraída para movimentar o compressor. Embora este processo da expansão reduza a temperatura e a pressão do gás na saída da turbina, ambas estão aindamuito acima das condições naturais. O gás em expansão sai da turbina através dos bocais de saída do motor, produzindo um jato de alta velocidade. Se a velocidade do jato exceder a velocidade de vôo do avião, existirá uma pressão de aceleração sobre a fuselagem.
Sob condições normais, a ação bombeadora do compressor impede a existência de qualquer contra-fluxo, facilitando o fluxo contínuo domotor. O processo inteiro é similar ao motor de quatro tempos, mas a admissão, compressão, explosão e exaustão se dão ao mesmo tempo em diferentes seções do motor. A eficiência mecânica do motor dependerá fortemente da razão de compressão (pressão de combustão/pressão de entrada) e da temperatura da turbina no ciclo.
O turbojato descrito acima é um turbo jato de eixo simples, no qual um único eixoconecta a turbina ao compressor. Projetos que atingem altas pressões possuem dois eixos concêntricos, que melhoram a estabilidade durante a aceleração do motor. O eixo de alta pressão externo liga-se ao eixo da turbina. Este, com o pós-combustor, formam o núcleo ou gerador de gás da turbina. O eixo interno conecta-se ao compressor de baixa pressão da turbina. Ambos ficam livres para operar em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propulsão a Jato
  • Carro de propulsão a jato
  • Carro propulsão a jato
  • Propulsão a jato (garrafa pet)
  • carro com propulsão a jato
  • CARRO PROPULSÃO A JATO
  • Carro com Propulsão a Jato de Ar
  • Carro propulsao a Jato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!