Desenvolvimento sustentável

Páginas: 18 (4368 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
INTRODUÇÃO

Desenvolvimento Sustentável

O conceito de Desenvolvimento Sustentável começou a ser elaborado em 1973, um ano depois da Conferência de Estolcomo; no entanto, esse conceito alcançaria projeção internacional apenas em 1987, com a divulgação, pela ONU, do relatório “Nosso Futuro Comum”.
Esse conceito parte do princípio de que o atendimento as necessidades básicas da populações, nopresente, não deve comprometer os padrões de vida das gerações futuras. A utilização de recursos deve ocorrer de acordo à capacidade de reposição da natureza, de forma que o crescimento econômico não venha a agredir violenta e irreparavelmente os ecossistemas e possa, ao mesmo tempo, reparar os graves problemas.
É importante a viabilização do desenvolvimento sustentável que exige oestabelecimento de politicas governamentais, ações empresariais e da sociedade civil; exigindo também a elevação do nível de vida de parte significativa da população da Terra, que vive em condições subumanas; exigindo, por fim, a modificação dos padrões de consumo das sociedades do mundo desenvolvido, as quais devem diminuir a demanda por recursos da natureza e a produção de resíduos sólidos, líquidos egasosos.

FICHA CATALOGRÁFICA

CABRAL, Gabriela;
Desenvolvimento Sustentável/Gabriela Cabral.
Artigos Brasil Escola: Desenvolvimento Sustentável
Palavras Chave: 1.Geografia 2.Geografia Geral 3.Desenvolvimento Sustentável

MENDES, Tereza;
Desenvolvimento Sustentável/Tereza Mendes.
Artigos InfoEscola: Desenvolvimento Sustentável, 2007
Palavras Chave: 1.Geografia 2.Desenvolvimento Sustentável

CITAÇÃO 1

DESENVOLVIMENTO ECONÕMICO
Sustentabilidade econômica
A sustentabilidade econômica, enquadrada no âmbito do desenvolvimento sustentável é um conjunto de medidas e politicas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais. Aos conceitos tradicionais de mais valias econômicas são adicionados como fatores a ter em conta, os parâmetrosambientais e socioeconômicos, criando assim uma interligação entre os vários setores. Assim, o lucro não é somente medido na sua vertente financeira, mas igualmente na vertente ambiental e social, o que potencia um uso mais correto quer das matérias primas, como dos recursos humanos. Há ainda a incorporação da gestão mais eficiente dos recursos naturais, sejam eles minerais, matéria prima comomadeira ou ainda energéticos, de forma a garantir uma exploração sustentável dos mesmos, ou seja, a sua exploração sem colocar em causa o seu esgotamento, sendo introduzidos elementos como nível opitimo de poluição ou as externalidades ambientais, acrescentando aos elementos naturais um valor econômico.

“Sustentabilidade econômica é a capacidade de produção, distribuição e utilização equitativadas riquezas produzidas pelo homem. Relaciona-se com os demais conceitos que definem desenvolvimento sustentável como sustentabilidade ambiental, social e política.
Quando se fala em sustentabilidade, o conceito transporta-nos para ideias relacionadas com o ambiente, qualquer que seja o contexto em que tal palavra é aplicada. Porém, e se atentarmos à origem da mesma, “sustentável” provém dapalavra latina “sustinere”, e significa “manter vivo”, “defender". Este conceito, de interpretação dinâmica, teve várias versões ao longo dos anos, sendo o âmbito econômico, o que enquadrou a definição no ano de 1972, “restituir os recursos consumidos pelas organizações”.
A sustentabilidade adquiriu, assim, uma visão mais ampla do mundo, congregando duas grandes ideias: a sustentabilidade fraca e asustentabilidade forte. A primeira representa a definição de sustentabilidade, defendida em 1972, em que a única preocupação é a de devolver o que se consumiu, em termos de recursos. A segunda, adapta o consumo a exigências mais amplas, relacionando-o com a manutenção dos recursos naturais, tendo efeitos de externalidades, do ponto de vista económico, sobre o capital humano, financeiro e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento sustentável
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Desenvolvimento sustentavel
  • desenvolvimento sustentavel
  • Desenvolvimento Sustentavel
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Desenvolvimento Sustentável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!