Desenvolvimento sustentável

Páginas: 5 (1156 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
1ª Etapa – Sustentabilidade

Sustentabilidade: Qualidade ou condição do que é sustentável, é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Sustentabilidade Ambiental: Conservação geográfica, equilíbrio de ecossistemas, erradicação da pobreza e da exclusão, respeito aos direitos humanos e integração social.Abarca todas as dimensões anteriores através de processos complexos.

Desenvolvimento Sustentável: Um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades.

O planejamento ambiental tem o papel de direcionar com segurança e conscientizara civilização que um mundo sustentável é prioridade hoje e nas gerações futuras. A sustentabilidade é de suma importância em qualquer planejamento ambiental, sabemos que sem ela seria impossível dar andamento nas questões ambientais, e que os recursos naturais não são infinitos, por isso devemos proteger e recuperar o meio ambiente.

O saneamento básico de um município deve proporcionar higienepara seus habitantes. Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos e materiais (através da reciclagem).

2ª Etapa – Política Nacional do Meio ambiente
Em uma área verde onde vai ser construído um empreendimento, é preciso antes haver umlicenciamento legal do órgão responsável, para estabelecer algumas regras antes de construir este imóvel, o empreendedor deve buscar o licenciamento ambiental desde as etapas iniciais de seu projeto até o final do mesmo. Este licenciamento ambiental é importante por que licencia a localização, instalação, ampliação dos negócios, conscientiza sobre o uso abusivo dos recursos naturais sem que hajadesperdícios.
O licenciamento ambiental Instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, que foi estabelecida pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. é um documento com prazo de validade definido no qual o órgão ambiental estabelece regras, condições, restrições e medidas de controle ambiental a serem seguidas pela atividade que está sendo licenciada. Ao receber a Licença Ambiental, o empreendedorassume os compromissos para a manutenção da qualidade ambiental do local em que se instala.
Ou seja, podemos concluir que qualquer projeto que possa desencadear efeitos negativos (impactos ambientais) no meio ambiente precisa ser submetido a um processo de licenciamento. O licenciamento ambiental é a principal ferramenta que a sociedade tem para controlar a manutenção da qualidade do meio ambiente,o que está diretamente ligado com a saúde pública e com boa qualidade de vida para a população.

Assim sendo, conclui-se que o licenciamento ambiental é o instrumento que o poder público possui de controlar a instalação e operação das atividades, visando preservar o meio ambiente para as sociedades atuais e futuras.

3ª Etapa – Saneamento Ambiental

Tratamento de Água 
 
Conhecida comosolvente universal, a água sempre retém algum resíduo dos materiais com os quais entra em contato. Mesmo a água doce da natureza, presente nos rios, lagos e lençóis subterrâneos, contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente, como sais dissolvidos, partículas em suspensão e microorganismos.  
 
Para garantir que a água fornecida à população seja potável, a Sabesp busca fontes de águade boa qualidade e utiliza alta tecnologia de tratamento para eliminar todos os poluentes e agentes ameaçadores à saúde.
 
 
[pic]
Sistema de Tratamento de água
 
 
Nas Estações de Tratamento de água (ETA´s) a água bruta passa por diversos processos. Os principais são Desinfecção, Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração, Correção do pH e Fluoretação.

A Sabesp dispõe de programa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento sustentável
  • Desenvolvimento sustentável
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Desenvolvimento sustentavel
  • desenvolvimento sustentavel
  • Desenvolvimento Sustentavel
  • Desenvolvimento Sustentável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!