Desenvolvimento social e desenvolvimento tecnológico: a educação pode promover

Páginas: 6 (1399 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Tecnológico: a educação pode promover

Resumo: Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da educação no desenvolvimento social, abrangendo a infância e a adolescência. E como ela de certa maneira pode ajudar no processo de desenvolvimento tecnológico. É inegável que a participação de todos no desenvolvimento tecnológico pode contribuir parao crescimento do país. Se transformações efetivas forem feitas na vida das pessoas, é possível que se obtenha adultos que possam transmitir legados da educação de forma a criar uma geração de crianças e adolescentes capacitados, tanto culturalmente e tecnologicamente. Sem que haja uma exclusão social.

Palavras-Chave: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Tecnológico e Educação.

1.Introdução

A educação: essa palavra tem por intuito de estudo mostrar que através dela, pode ser feito um desenvolvimento social. Mas é necessário um programa de conscientização para que se comece na escola e estenda-se às famílias, para que percebam qual a importância da educação.

A educação é um dos princípios para o desenvolvimento social do país, é necessário que os governantes entendamesta idéia e a torne eficaz. Pois as desigualdades sociais refletem até mesmo na educação, visto que as classes menos favorecidas têm conseqüências fortes em relação à educação pública que está sendo desenvolvida no país, pois existem problemas de infra-estrutura, qualidade do ensino, entre outros fatores. Isso faz com que os alunos percam a vontade de estudar.

O desenvolvimento tecnológico e ainovação de um país dependem, em grande parte, da formação de recursos humanos capacitados, bem como de investimentos consistentes, contínuos, de longo prazo e de porte. Ou seja, quanto mais educação se tem, melhor será o andamento para um bom desenvolvimento tecnológico.

Não somos culpados pelo mundo que encontramos ao nascer. Mas precisamos, na medida de nossas possibilidades,fazer alguma coisa pelo mundo que está sendo construído (ou destruído). E que será herdado aos que hão de vir.

(Gilberto Cotrim)

Também há um desafio de educar para desprender-se da propriedade intelectual e aceitar que o conhecimento é direito de todos, ao mesmo tempo em que é preciso educar para utilizar o conhecimento ou conteúdo disponível, agregar o seu conhecimento ouconteúdo e então retorná-lo para a comunidade.

2. Desenvolvimento Social
Para um desenvolvimento social, caberá ao Estado assegurar e promover o bem estar social, garantindo o desenvolvimento nacional. É com este entendimento que acreditamos que a educação é um princípio para um desenvolvimento social. Mesmo que não seja para um curto prazo, mas no futuro sim.
O princípio para o estudoé a convicção de que o homem é um ser social, predestinado a construir um mundo com outros seres humanos. Sendo ele socializado, o mesmo deve aprender a viver em um universo imposto pela sociedade.
Para isso, é importante que a própria sociedade desenvolva condições necessárias para que o indivíduo possa construir a tão esperada realidade social, e a proposta é que a educação se tornecondição primária para o desenvolvimento social.
A conceituação de desenvolvimento é operada através das influências e determinadas através dos aspectos ambientais dos indivíduos, o que se trata é que há momentos do desenvolvimento social que interage a relação entre o caráter herdado dos pais e a educação.

3. Desenvolvimento Tecnológico
Com o passar do tempo os conhecimentos históricos e aevolução contínua das técnicas alteraram os modos de trabalhar, criaram novas profissões e transformaram a organização social e os sistemas de produção. Fazendo que trouxesse o desenvolvimento e melhorou o nível de vida da generalidade das pessoas.
É necessário que se de uma guinada no processo de desenvolvimento tecnológico. Para que o Brasil deixe as últimas posições do ranking de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O desenvolvimento tecnológico e a desigualdade social
  • • A Perspectiva Social do Desenvolvimento Científico e Tecnológico
  • PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
  • A contribuição da educação para o desenvolvimento social
  • Desenvolvimento Tecnológico
  • Desenvolvimento tecnologicos
  • Em que medida o desenvolvimento social e tecnológico influenciam a nossa sexualidade?
  • : A importância dos recursos tecnológicos no desenvolvimento do trabalho na educação a distância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!