Desenvolvimento personalidade entre 2 e 6 anos

Páginas: 6 (1410 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

Desenvolvimento da personalidade entre os dois anos e sete anos.

As pessoas se parecem muito umas com as outras,porque compartilham influências genéticas como membros da mesma espécie e influências ambientais como membros de um determinado grupo sociocultural.Mas por essas mesmas razões,as pessoas diferem notavelmente uma das outras: cada um tem sua herança particular,e cada um vive emuma série de contextos e recebe uma série de influências ambientais que têm muito do pessoal.
O importante é reter a ideia de que a criança em desenvolvimento não funciona por parcelas ou conteúdos estanques,mas como uma realidade integrada em que se entrecruzam os aspectos cognitivos,afetivos e sociais.
As descrições psicanalisticas de Freud eErikson: sem dúvida alguma,a teoria psicanalítica de Freud constitui uma das contribuições que mais teve peso durante muito tempo no âmbito do desenvolvimento da personalidade. Para Freud,o desenvolvimento da personalidade está ligado ao curso das pulsões sexuais ao longo de uma sucessão de estágios invariáveis que vão desde a sexualidade pré-genital e até a sexualidade genital adulta.
Nadescrição de Freud (1938),os dois ou três anos anteriores ao ínicio do ensino fundamental correspondem a fase fálica,etapa na qual a zona erógena predominante são os genitais externos. As crianças obtém prazer mediante a uma exploração e manipulação de seus genitais,que leva,entre outras coisas,a descoberta das diferenças entre os genitais dos meninos e das meninas. O conteúdo psicológico maisimportante associado a etapa fálica,é sem dúvida o complexo de Édipo,no caso dos meninos e o de Electra,no caso das meninas. Nesse momento,foma-se o superego,que supõe a interiorização das normas e dos valores sociais predominantes no ambiente.
Erickson:tem a teoria psicossocial,ressalta a importância das experiências sociais vividas na diferentes etapas do desenvolvimento. Segundo Erickson,entre ostrês e seis anos,a tensão evolutiva está entre o polo da iniciativa em contraposição com a da culpabilidade.
Na descrição de Wallon (1934),a etapa compreendida entre os três e seis anos está voltada para a construção do eu;é uma fase de importância crucial para a definição da personalidade infantil:na terminologia walloniana,estamos no estágio do personalismo. Esse estágio se inicia com acrise de oposição,por volta de dois e três anos,é interpretada com Wallon como uma forma de fortalecer e consolidar uma identidade recém descoberta no final de primeira infância. As crianças tentam afirmar o seu eu,opondo-se aos demais e procurando fazer prevalecer sempre a sua vontade. Em um primeiro momento,em torno dos quatro anos,durante o denominado período da graça,as crianças tentam atrair aatenção dos demais e ganhar seu aplauso e reconhecimento,mostrando todas as suas habilidades e destrezas. Entre os quatro ou cinco anos,as crianças descobrem a estratégia mais eficaz para garantir a aprovação e o afeto: a imitação dos demais.
É de extrema importância ressaltar a importância dos pais e o contexto familiar como modeladores do desenvolvimento da personalidade infantil. A forma comoos pais manejam a satisfação ou restrição dos desejos dos filhos,a forma como respondem a suas condutas exploratórias e suas iniciativas,a forma como agem diante da teimosia ou suas graças,a forma como moldam com reforços diferenciais as condutas sociais de seus filhos. São consideradas essenciais no desenvolvimento de um caráter mais acanhado ou mais onipotente,mais seguro de si mesmo ou maiscauteloso,com mais confiança ou mais inseguro.
Cooley,Mead ou Baldwin,que insistiram no eu como construção social,enfoque refletido o do “eu como espelho”,isto é a criança constituem o espelho em que ela se olha para tomar consciência da visão que os demais têm dela,visão que depois se incorporará como sua própria forma de se ver.
O auto conceito está ligado a imagem que temos de nós...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento da personalidade dos 6 anos à adolescencia
  • Desenvolvimento da personalidade dos 6 anos à adolescencia
  • Desenvolvimento da criança dos 2 aos 6 anos
  • Psicologia do desenvolvimento humano de 2-6 anos
  • desenvolvimento cognitivo de criancas de 2 a 6 anos
  • Desenvolvimento Psicológico entre os 2 e os 6 anos de idade
  • DESENVOLVIMENTO PSICO 2 AOS 6 ANOS DE IDADE
  • A crian a dos 2 aos 6 anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!