desenvolvimento organizacional

Páginas: 12 (2904 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
DESENVOLVIMENTO


O mercado de trabalho é um meio dinâmico e está em constante processo de mudança, cada vez mais competitivo e desafiador para as organizações. Toda essa competitividade e mutabilidade exige que as empresas tenham em seu quadro de funcionários profissionais mais habilidosos e capacitados para enfrentar os desafios impostos pelo mercado. É nesse contexto em que ouvimos falarde treinamento e desenvolvimento. Afinal, do que se trata? Existe diferenças entre o desenvolvimento e treinamento? A resposta é sim, embora ambos façam parte do processo de aprendizado dentro de uma organização existe uma diferença entre eles que serão apresentadas a seguir:
Segundo Milkovich e Boudreu (2010) treinamento é um processo que promove a aquisição de habilidades conceitos ou atitudes,melhorando a adequação das características do funcionário às exigências do seu cargo. Em outras palavras, o treinamento é algo pontual, voltado para o presente e para situações que necessitem de um aprimoramento rápido e para isso existem alguns tipos de treinamento dentre os quais podemos citar o treinamento no cargo, e o treinamento em classe, caberá a empresa decidir qual tipo de treinamento seadequa aos seu objetivos.
Ainda segundo Milkovich e Boudreu (2010), o desenvolvimento é um processo a longo prazo, de aperfeiçoamento das capacidades dos funcionários com o objetivo de torná-los membros valiosos para a organização. Ou seja, o desenvolvimento tem como foco o desempenho futuro das pessoas na organização e para isso as empresas fazem uso de alguns métodos que auxiliam nesseprocesso como a participação em cursos e seminários, tuturia, coaching, entre outros.

As pessoas  fazem as coisas acontecerem, são elas que conduzem os negócios, produzem e prestam serviços. As organizações mais bem sucedidas  investem em treinamento para garantir bons retornos (CHIAVENATO, 2010).

Enfim, treinamento e desenvolvimento não devem ser vistos apenas como um custo, mas sim como uma formade manter sua competividade e garantir seu espaço no mercado através da produtividade de profissionais capacitados que desempenha suas funções com excelência.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal é o processo educacional de curto prazo que visa desenvolver as pessoas para determinadas atividades. Este processo aplicado de maneira sistemática e organizada faz com que as pessoas aprendamconhecimentos e desenvolvam atitudes e habilidades em função dos objetivos definidos.
A ação de treinar tem por finalidade principal ajudar os recursos humanos da empresa a alcançar os objetivos pré-estabelecidos, bem como proporcionar aos empregados meios para obter conhecimentos, prática e muitas vezes, a conduta requerida para realizar uma atividade ou um conjunto de atividades.
Seus objetivossão:
1. Preparar o pessoal para execução imediata de diversas tarefas do cargo.
2. Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, tanto no que se refere a função atual como também para funções para as quais a pessoa possa ser considerada.
3. Estimular a mudança da atitude das pessoas, seja para criar um clima mais satisfatório entre empregados, aumentar-lhes a motivação etorná-las mais receptivas às técnicas de supervisão e gerência.
Ciclo de Treinamento
O Treinamento cobre uma seqüência programada de eventos, que podem ser visualizados como um processo contínuo de quatro etapas, cujo ciclo se renova a cada vez que repete. Processo de Treinamento.

ETAPA 1
Levantamento de necessidades de Treinamento (LNT):
É a primeira etapa do treinamento e corresponde aodiagnóstico preliminar do que deve ser feito. Este levantamento pode ser feito em três níveis de análise:
1. Ótica Organizacional - olhar sobre a ótica Organizacional, através do estudo como um todo da empresa, ou seja: sua missão, seus objetivos, seus recursos, o ambiente sócio-econômico e tecnológico no qual a organização está colocada - que pode-se responder a questões sobre o que deverá ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento organizacional
  • Desenvolvimento organizacional
  • Desenvolvimento organizacional
  • Desenvolvimento Organizacional
  • Desenvolvimento Organizacional
  • Desenvolvimento Organizacional
  • Desenvolvimento Organizacional
  • desenvolvimento organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!