Desenvolvimento organizacional

Páginas: 19 (4551 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
CAPÍTULO 1
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (DO)

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL


O movimento de DO surgiu a partir de 1962 como um conjunto de idéias a respeito do homem, da organização e do ambiente, no intuito de proporcionar o crescimento e o desenvolvimento das organizações. No sentido restrito, o DO é um desdobramento prático e operacional da Teoria Comportamental em direção áabordagem sistêmica. Não se trata de uma teoria administrativa propriamente dita, mas de um movimento envolvendo vários autores preocupados em aplicar as ciências do comportamento.
As origens da DO são atribuídas a vários fatores, a saber:
1. A dificuldade de operacionalizar e aplicar os conceitos das teorias administrativas, cada qual trazendo uma abordagem diferente.
2. Os estudos sobre motivaçãohumana demonstraram a necessidade de uma nova abordagem da Administração que interpretasse a nova concepção do homem e da organização baseada na dinâmica motivacional.
3. A criação do National Traiming Laboratory (NTL) de Bethel em 1947 e as r o comportamento de pesquisas de laboratório sobre o comportamento de grupo. O treinamento da sensitividade (ou educação em laboratório) através de T-Groupsfoi o primeiro esforço para melhora o comportamento de grupo.
4. Leland Bradford, considerando o precursor do DO, juntamente com alguns psicólogos do National Training Laboratory, publica um livro, em 1964,relatando as pesquisas com T-Groups, resultados com treinamento de sensitividade e suas aplicações nas organizações. Leland Braford, o coordenador do livro é considerado o precursor domovimento da DO.
5. A maior invenção do final do século XX foi a inovação. ela passou a mandar a voda da sociedade, das organizações, do homem e da sua visão do mundo. O DO é uma respostas ás mudanças e à inovação no que tange a:
a. Transformações rápidas e inesperadas do ambiente organizacional.
b. Aumento do tamanho das organizações, fazendo com que o volume das suas atividades não fossem suficientepara sustentar o crescimento.
c. Diversificação e complexidade da tecnologia, exigindo integração entre atividades e pessoas especializadas e de competências diferentes.
d. Mudanças no comportamento administrativo devido a novos conceitos:
Novo conceito de homem, substituindo a idéia do homo economicus um modelo de homem ultra-simplificado, inocente e do tipo “aperta-botoes” que visa apenas osbons salários e recompensas materiais.
Novo conceito de poder, baseado na colaboração e na razão, substituindo o modelo de poder hierárquico e formal baseado na coação e na ameaça.
Novo conceito de valores organizacionais, baseando na idéia humanístico-democráticos. Substituindo o sistema despersonalizado e mecanismo da burocracia.
6. A fusão de duas tendências no estudo das organizações:estrutura e comportamento humano nas organizações, ou seja, estrutura e processo. a estrutura se refere aos elementos estáticos da organizações e ao arranjo dos seus componentes (divisão de trabalho, hierarquia, departamentalização etc.).
Verificou-se que mudanças na estrutura organizacional não conduzem necessariamente a uma mudança na organização. Processo (procedimento ou comportamento), pelocontrário, é dinâmico e se refere aos aspectos culturais, comunicações, relacionados, processos decisórios, maneiras pelas quais são exercidas a autoridade, liderança e cooperação entre grupos e pessoas. Estrutura e processos foram integrados através das abordagens sistêmicas. A teoria de sistema aglutina os aspectos estruturais e comportamentais, possibilitam o surgimento do DO.
6. O DO começoucom conflitos interpessoais, depois com pequenos grupos, passando á administração pública e posteriormente a todos os tipos de organizações humanas, sendo elas indústrias, empresas de serviços, organizações militares etc. Recebendo modelos, procedimentos e métodos de diagnósticos de situação e de ação, bem como técnicas de diagnósticos e tratamento. Os principais autores do DO são Behavioristas a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento organizacional
  • Desenvolvimento organizacional
  • Desenvolvimento Organizacional
  • Desenvolvimento Organizacional
  • Desenvolvimento Organizacional
  • Desenvolvimento Organizacional
  • desenvolvimento organizacional
  • desenvolvimento organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!