desenvolvimento organizacial

687 palavras 3 páginas
Origens da Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO)

1 A abordagem do desenvolvimento organizacional ou DO surgiu a partir de 1962 em função das mudanças no mundo das organizações e da inadequação das estruturas convencionais a essas novas circunstâncias. O DO não teve apenas um autor e pode ser considerado um desdobramento da Teoria comportamental em sentido a abordagem sistêmica.

Fatores atribuídos a origem do DO:

A dificuldade de operacionalizar os conceitos das diversas teorias administrativas; Os estudos sobre a motivação humana; criação do Laboratório Nacional de Formação (National Training Laboratories - NTL) de Bethel em 1947; A publicação em 1964 de um livro, por um grupo de psicólogos do Laboratório Nacional de Formação (National Training Laboratories - NTL); A pluralidade de mudanças no mundo; A fusão do estudo da estrutura e o estudo do comportamento humano nas organizações, integrados por meio da abordagem sistêmica; Os estudos sobre conflitos interpessoais; Os modelos de DO se baseiam em quatro variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e indivíduo.

Objetivos do DO

Os objetivos comuns de um programa de DO são principalmente a criação de um senso de identificação das pessoas em relação à organização, dessa maneira busca-se a motivação juntamente com o comprometimento, compartilhamento de objetivos comuns e o aumento de lealdade, além do desenvolvimento do espírito de equipe por meio da integração e da interação das pessoas e o aprimoramento da percepção comum sobre o ambiente externo a fim de facilitar a adaptação de toda a organização.
Modelos de DO
Modelo managerial grid
Grade Gerencial (Managerial Grid)

A grade gerencial é uma tabela de dupla entrada composta de dois eixos: o eixo vertical representa a ‘ênfase nas pessoas’, enquanto o eixo horizontal representa a ‘ênfase na produção’. Dos extremos ao ponto médio da referida grade surgem os estilos de liderança como descrito abaixo:

Relacionados

  • PROCESSO GERENCIAS E MATEMATICA
    552 palavras | 3 páginas
  • 12345
    1425 palavras | 6 páginas
  • ATPS Anhanguera
    4209 palavras | 17 páginas
  • As teorias de motivação humana e sua contribuição para a empresa humanizada
    9628 palavras | 39 páginas