Desenvolvimento na Ludicidade

Páginas: 7 (1723 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
1 INTRODUÇÃO
A importância do professor em relação às brinquedoteca é a de encorajar, promover, valorizar e participar ativamente do brincar em sala de aula com os alunos, pois o brincar é um meio pelo quais os alunos exploram uma variedade deexperiências em diversas situações, por isso a necessidade de se haver brinquedoteca nas escolas e creches brasileiras.
Nosso trabalho tem por objetivo mostrar a situação das brinquedoteca em nas escolas públicas do nosso município, , localizada na Região Sudeste do País.
Investigamos os problemas que impossibilita o surgimento de uma brinquedoteca nos ambientes escolares, quais são os principaisproblemas que enfrentam na realidade em que se encontram.
Salientamos também a importância desse espaço nas escolas, os propósitos que levam a valorizar as brincadeiras nessa fase do desenvolvimento. Veremos também importância deste espaço para mediar aprendizagens no meio educacional e a necessidade de ampliar nossa visão sobre a Brinquedoteca, espaço de estimulação desenvolvimento e autonomia.2 DESENVOLVIMENTO
Com a brincadeira a criança cria e recria o mundo ao seu redor, é por meio dela que a criança encontra uma forma de linguagem para poder interagir-se com os demais e também para compreender o que está ao seu redor, sem contar que a brincadeira é uma ação natural de todo ser humano. “Ao brincar a criança experimenta, organiza-se, regula-se, constrói normas para si e para osoutros” (KRAMER, 2005, p.104).

A função da brinquedoteca na vida das crianças é a de proporcionar a elas a aprendizagem, o conhecimento de mundo e o desenvolvimento de habilidades de forma gradativa, natural e agradável.
“É um espaço onde as crianças... vão brincar livremente, com todo estimulo à manifestação das potencialidades e necessidades lúdicas. Muitos brinquedos, jogos variados ediversos materiais que permitem expressão da criatividade...”. (CUNHA, 2001, 15)
Devido às mudanças sociais, econômicas, tecnológica e avanço da modernidade, acabaram por findar a infância e junto com ela as brincadeiras, dessa forma é função da escola como agente social, resgatar a brincadeira, a espontaneidade e o prazer em brincar.
Na atualidade nossas crianças infelizmente não encontram espaçosapropriados para brincar e inventar suas brincadeiras, é limitado a pequenos espaços tumultuados e reféns de brinquedos eletrônicos e da TV, que por sua vez diminuem sua capacidade de criação e uso da imaginação. Por essa razão se faz necessária a existência de espaços apropriados nas escolas e creches brasileiras, sendo um local onde a criança poderá desenvolver atividades lúdicas, de forma livree freqüente, mas planejada de forma coerente com sua idade.
Ao realizarmos a pesquisa em nosso município, Apiaí-SP, o resultado que obtivemos foi impressionante e desanimador, dentre as três escolas de ensino fundamental e dos dezoito centros de educação infantil, apenas uma escola de ensino fundamental possui um espaço apropriado para as brincadeiras, a Brinquedoteca. E na única escola quepossui esse recurso as crianças visitam esse espaço apenas uma vez por semana.
Infelizmente essa é a grande realidade dos municípios do interior. Quando perguntamos o porquê de não existir uma espaço para os pequenos temos sempre a mesma resposta, pouco espaço físico e inexistência de brinquedos apropriados, falta de colaboração da comunidade que poderiam ajudar doando alguns brinquedos, livros,jogos. Muitas vezes os pais e professores desconhecem a importância desse espaço, e da infância, a fase que desenvolve as capacidades cognitivas físicas e sociais, se bem aproveitada.
As instituições de ensino devem respeitar o direito que dos educandos de brincar e oferecer condições favoráveis para isso, como espaço adequado, brinquedos diversificados, planejamento, inserindo essa pratica ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a ludicidade no desenvolvimento do ser humano
  • A ludicidade no desenvolvimento psicomotor
  • A ludicidade no desenvolvimento da criança
  • Desenvolvimento motor e ludicidade
  • A ludicidade no desenvolvimento infantil
  • A ludicidade no desenvolvimento infantil
  • O PAPEL DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO E NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
  • A ludicidade no desenvolvimento e apredizado da criança na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!