Desenvolvimento Motor, segundo Gallarue, 2008

1120 palavras 5 páginas
Desenvolvimento Motor

Ponta Grossa
2014

Desenvolvimento Motor

Ponta Grossa
2014
Introdução
É importante o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e especializadas durante a educação infantil, caso contrário a ausência desse aprendizado pode levar a diversas frustrações em relação ao desempenho de uma atividade física na adolescência e fase adulta.
(Gallahue)

Resumo:

Trabalhar com crianças pode ser um tanto complicado. Dificuldades na execução de movimentos e falta de interesse por esportes e atividade físicas são os principais fatores que tornam as aulas de Educação Física um pesadelo para alguns alunos. No nosso plano de aula, levaremos aos alunos algumas brincadeiras e atividades voltadas ao bom desenvolvimento na execução de alguns movimentos, trabalhando membros superiores e inferiores. Essas atividades são simples porém eficientes. O aluno involuntariamente vai estar trabalhando o arremesso, passe, encaixe além de melhorar sua condição física. O mais importante é que são atividades que não necessitam que o aluno tenha uma grande aptidão com esportes, ou seja, todas as crianças vão participar da aula e se divertir ao mesmo tempo, pois não será restrito a nenhuma.

Desenvolvimento Motor relacionado à fase, estágio e movimento segundo David L. Gallahue:

Desenvolver as habilidades motoras é de forma essencial para realizar movimentos corretos e precisos, onde há uma progressão do mais simples ao complexo, do fundamental ao especializado, por exemplo: chutar uma bola e/ou rebater uma bolinha de tênis a mais de 200k/h. A fase fundamental do desenvolvimento motor é classificada em: Reflexiva, rudimentar, fundamental e especializada. Reflexiva: de 4 meses a 1 ano de idade, estágio de codificação e decodificação. Rudimentar: de 1 a 2 anos, estágio de inibição e pré-controlado. Fundamental: de 2 a 3, 4 a 5, 6 a 7 anos, estágio inicial, elementar e maduro,

Relacionados