Desenvolvimento infantil - Piaget, Wallon e Wygotski

Páginas: 12 (2910 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA – IESB











DESENVOLVIMENTO INFANTIL SEGUNDO AS TEORIAS DE PIAGET,
WALLON E VYGOTSKY















BRASÍLIA, 2014
INTRODUÇÃO


O presente trabalho consiste na observação com duração de uma 1 (uma) hora de uma criança do sexo feminino, de aproximadamente três anos de idade, acompanhada pela mãe no parque de areia do prédio onde mora, na companhiade outras duas crianças de aproximadamente a mesma idade. Após o relato da observação, relacionamos os comportamentos da criança observada com as teorias de Piaget, Wallon e Vygotsky, teorias estas que na maioria das vezes se encaixam com os comportamentos citados. A criança aos três anos tem um comportamento extremamente egocêntrico, fenômeno denominado por Piaget como uma fase do períodopré-operatório, onde a criança não é egoísta, mas sim centrada, não consegue enxergar outro ser que não seja ela mesma. Wallon nos apresenta conceitos importantes para entender diversos tipos de comportamentos infantis, utilizamos como exemplo o sincretismo, que aparece em vários comportamentos da criança nesta fase. Vygotsky contribui significativamente com seu conceito de “fala egocêntrica”, que é muitopresente nesta fase do desenvolvimento, e nos apresenta sua teoria da “crise dos três” anos, que nos fez compreender alguns dos comportamentos apresentados pela criança observada. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foram pesquisas bibliográficas de artigos acadêmicos.













No dia 30 de outubro de 2014 realizamos a observação em campo de uma criança a qual chamamosficticiamente de Bia, aproximadamente 3 anos de idade, que estava brincando no parque de areia de um condomínio acompanhada por uma mulher de aproximadamente 30 anos, a qual Bia chama de mãe. No local encontravam-se outras duas crianças, uma menina e um menino, os quais chamamos ficticiamente de Duda e Mateus, que aparentavam ter aproximadamente a mesma idade de Bia, ambos estavam acompanhados pelatia de aproximadamente 35 anos que, chegando ao local, sentou-se ao lado da mãe de Bia e começou a conversar. Bia segurava um quadro de desenhos e um pincel, enquanto Duda segurava uma pá e um balde de brinquedo e Mateus segurava um caminhão de brinquedo. Ao chegar ao local Bia vai ao encontro de Duda e Mateus, a mãe de Bia diz: “Filha, cumprimente os coleguinhas!”, Bia ignora o comentário da mãee tenta pegar o brinquedo de Duda, que dá um passo para trás, evitando assim que Bia pegue seu brinquedo. Bia vira-se para a mãe, toca com as pontas dos dedos em seu braço, chama “mãe” 5 vezes, a mãe não responde, continua conversando, Bia afasta-se, senta no chão e começa a desenhar em seu quadro de brinquedo.

Duda e Mateus encontram-se juntos, um pouco afastados de Bia, cadaum brinca com seu brinquedo. Bia permanece sentada desenhando por pouco mais de 5 minutos, nesse período ela conversa sozinha, logo após ela se levanta, vai até a mãe, toca com os dedos no braço da mãe e chama “mãe” 3 vezes, a mãe olha, Bia diz “olha mamãe o que eu fiz”, Bia tenta mostrar o desenho para a mãe com o desenho virado para ela mesma, a mãe olha e diz: “que lindo filha! Vá brincar comseus coleguinhas.”, e volta a conversar. Bia vai em direção a Duda e Mateus, que brincam próximos, cada um com seu brinquedo, Bia tenta novamente pegar o brinquedo de Duda, que diz “não”, afasta-se de Bia e não entrega o brinquedo, Bia insiste pedindo o brinquedo: “Me dá!”, Duda diz “não”, Bia começa a chorar e vai correndo em direção à mãe, começa a falar o acontecido para a mãe, que pouco entendee diz “Filha, não brigue com seus amiguinhos, eles vão ficar tristes.” Bia continua chorando, a mãe oferece o celular e diz que vai colocar um desenho, Bia pega o celular da mão da mãe, coloca um vídeo infantil, senta-se no chão próximo aos pés da mãe e fica aproximadamente 15 minutos assistindo, nesse período ela canta, faz gestos com as mãos e os pés, balança a cabeça, gestos típicos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Desenvolvimento Infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget, Vygotsky e Wallon.
  • As fases do desenvolvimento infantil segundo piaget, wallon e vigotski
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE PIAGET
  • Piaget
  • Estágios de desenvolvimento infantil
  • Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil
  • Psicologia do desenvolvimento infantil piaget pia
  • Os estágios do desenvolvimento infantil, segundo piaget

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!